dc.creator | Rosa, Emerson Gaspar da | |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T14:07:49Z | |
dc.date.available | 2021-12-06T14:07:49Z | |
dc.date.issued | 2021-09-30 | |
dc.identifier.citation | ROSA, Emerson Gaspar da. Influência do aprendizado da música no aprofundamento da religiosidade e espiritualidade para o serviço litúrgico na Igreja Cristã . 2021. 74 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1092 | |
dc.description | 74 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to verify whether, based on musical training, “church musicians”, with an expanded sound vocabulary, have a greater possibility of sensitivity in moments of encounter with the Sacred. The methodology used was bibliographical research linked to the author's professional experience as a music teacher, as well as his experience in the liturgical services of the Catholic Church, occasionally in music groups. For the development of the research, three moments stand out. In the initial chapter, we propose the appropriation of the concepts of religiosity and spirituality, with authors from different areas, from theologians to academics of health sciences. In the following chapter, the focus is on music theory, the necessary knowledge about music with regard to techniques. Finally, the last chapter, in possession of theoretical concepts in the field of music and a review of concepts about religiosity and spirituality, talks about the liturgical service in the Christian church. Through this study it was found that the musician or the Ministry of Music, prayer groups, led by the Word of God, have the function of welcoming and leading participants, preparing for the moment of reflection and relationship with the Sacred. Finally, the search for a certain musical quality fostered by faith does not end with technical perfectionism, but adds a framework of technical-musical resolutions. The liturgical formation transmitted in prayer groups, through the Ministry of Music, or promoted by parish, diocesan or congregational coordination elucidates religious and spiritual values and the experience with the Sacred. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;690 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | Religiosidade | pt_BR |
dc.subject | Relação com o sagrado | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | Music | en |
dc.subject | Spirituality | en |
dc.subject | Religiousness | en |
dc.subject | Relationship with the sacred | en |
dc.title | Influência do aprendizado da música no aprofundamento da religiosidade e espiritualidade para o serviço litúrgico na Igreja Cristã | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Laura Franch Schmidt da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Perius, Oneide | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4921088204698607 | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho consiste em verificar se, a partir da formação musical, os “músicos e as musicistas de igreja”, de posse de vocabulário sonoro ampliado, têm maior possibilidade à sensibilidade em momentos de encontro com o Sagrado. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica atrelada à experiência profissional do autor, enquanto professor de música, bem como sua vivência nos serviços litúrgicos da Igreja Católica, pontualmente em grupos de música. Para o desenvolvimento da pesquisa, destacam-se três momentos. No capítulo inicial, nos propomos à apropriação dos conceitos de religiosidade e espiritualidade, com autores e autoras de diferentes vertentes, desde teólogos até estudiosos e estudiosas das Ciências da Saúde. No capítulo seguinte, o foco é teoria musical, o conhecimento necessário acerca da música no que diz respeito às técnicas. Por fim, o último capítulo, de posse dos conceitos teóricos no campo da música e da revisão de conceitos sobre religiosidade e espiritualidade, fala-se do serviço litúrgico na igreja cristã. Através desse estudo verificou-se que o músico e a musicista ou o Ministério de Música, de grupos de oração, conduzidos pela Palavra de Deus, possuem a função de acolher e conduzir participantes, preparando para o momento da reflexão e relação com o Sagrado. Enfim, a busca por determinada qualidade musical fomentada pela fé não termina com o perfeccionismo técnico, mas agrega um arcabouço de resoluções técnico-musicais. A formação litúrgica transmitida nos grupos de oração, por meio do Ministério de Música, ou promovida pelas coordenações paroquiais, diocesanas ou congregações elucida valores religiosos, espirituais e a experiência com o Sagrado. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9867359764003162 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
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