Repositório Faculdades EST

O empreendimento didático de Paulo em Gálatas como referência à atuação da Igreja Cristã no contexto Latino-americano

Mostrar registro simples

dc.creator Dolny, Mateus Andrey
dc.date.accessioned 2021-08-13T20:22:27Z
dc.date.available 2021-08-13T20:22:27Z
dc.date.issued 2021-02-25
dc.identifier.citation Dolny, Mateus Andrey. O empreendimento didático de Paulo em Gálatas como referência à atuação da Igreja Cristã no contexto Latino-americano. 2021. 124 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1081
dc.description 120 p. pt_BR
dc.description.abstract The central argument of this dissertation is that didactic references from the field of Education can bring important contributions to foster the educational action of the Christian Church in Latin America. The Christian Church can also perceive in the apostle Paul's letter to the Galatians an example to be followed in terms of educational practices. The contexts of the letter to the Galatians indicate Paul's concern with the contextualization and effectiveness of his teaching. In this sense, it is possible to speak of a didactic undertaking on the part of the apostle. The main objective of the research is to investigate to what extent the didactic references of Education and Paulo can contribute to the educational action of the Christian Church in the Latin American context. The analysis was carried out by means of a qualitative research, with an exploratory nature, which uses the bibliographic research procedure. The research results indicate that teaching based on didactic references can be a transformer of contexts of oppression. Contextualized, understandable teaching that encourages critical and autonomous thinking and that stems from the reality experienced by the learners can prepare people capable of proposing positive social changes. This is what didactic references indicate and is what the apostle Paul tried to put into practice in his letter to the Galatians. In order for the Latin American Christian Church to benefit from these didactic references, the reflection is contextualized in Latin America. This is done through analysis of Liberation Theology. This theology is analyzed as a representative of Latin American Theology for two reasons: because it is possibly the only authentically Latin American theology, concerned with providing answers to the questions and anxieties pertinent to this context; because it is a theology elaborated with characteristics, motivations and purposes very similar to those of the didactic references. In this sense, taking into account the pertinent criticisms made of this theology, it is an example for the Latin American Christian Church of theological elaboration. The essence of the Christian Church is to be a transformer of contexts of oppression. In addition to announcing a perfect existence yet to come, its main mission is to approach people's suffering and offer possibilities for transformation. Through an educational action based on didactic references in the field of Education and the letter to the Galatians, the Latin American Christian Church can prepare Christians looking for ways to put this mission into practice. en
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;406
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Referências didáticas pt_BR
dc.subject Apóstolo Paulo pt_BR
dc.subject Gálatas pt_BR
dc.subject Teologia Latino-americana pt_BR
dc.subject TEOLOGIA PRÁTICA pt_BR
dc.subject Education en
dc.subject Didactic references en
dc.subject Apostle Paul en
dc.subject Galatians en
dc.subject Latin American theology en
dc.title O empreendimento didático de Paulo em Gálatas como referência à atuação da Igreja Cristã no contexto Latino-americano pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 pt_BR
dc.contributor.referee2 Baade, Joel Haroldo
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6630678639154905 pt_BR
dc.description.resumo O argumento central desta dissertação é que referências didáticas a partir do campo da Educação podem trazer contribuições importantes para fomentar a ação educativa da Igreja Cristã na América Latina. A Igreja Cristã também pode perceber na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas um exemplo a ser seguido em termos de práticas educativas. Os contextos da carta aos Gálatas indicam uma preocupação de Paulo com a contextualização e a efetividade de seu ensino. Nesse sentido, é possível falar em um empreendimento didático por parte do apóstolo. O objetivo principal da pesquisa é investigar em que medida as referências didáticas da Educação e de Paulo podem contribuir para a ação educativa da Igreja Cristã no contexto latino-americano. A análise foi elaborada por meio de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, que utiliza o procedimento de pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que o ensino baseado nas referências didáticas pode ser transformador de contextos de opressão. O ensino contextualizado, compreensível, que incentiva o pensamento crítico e autônomo e que parte da realidade vivida pelas pessoas aprendizes pode preparar pessoas capazes de proporem mudanças sociais positivas. Isto é o que as referências didáticas indicam e é o que o apóstolo Paulo tentou colocar em prática em sua carta aos Gálatas. Para que a Igreja Cristã latino-americana possa se beneficiar destas referências didáticas, a reflexão é contextualizada na América Latina. Isto é feito por meio de análise da Teologia da Libertação. Esta teologia é analisada como representante da Teologia Latino-americana por dois motivos: porque é possivelmente a única teologia autenticamente latino-americana, preocupada em fornecer respostas às questões e angústias pertinentes a este contexto; porque é uma teologia elaborada com características, motivações e finalidades muito semelhantes às das referências didáticas. Nesse sentido, levando em consideração as críticas pertinentes feitas a esta teologia, é um exemplo para a Igreja Cristã latino-americana de elaboração teológica. A essência da Igreja Cristã é ser transformadora de contextos de opressão. Além do anúncio sobre uma existência perfeita ainda por vir, sua principal missão é ir ao encontro do sofrimento das pessoas e oferecer possibilidades de transformação. Por meio de uma ação educativa baseada nas referências didáticas do campo da Educação e da carta aos Gálatas, a Igreja Cristã latino-americana pode preparar cristãos e cristãs que busquem maneiras de colocar esta missão em prática. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1999649232289078 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta