dc.creator | Vieira, Oscarina Edington | |
dc.date.accessioned | 2021-05-26T21:28:56Z | |
dc.date.available | 2021-05-26T21:28:56Z | |
dc.date.issued | 2020-12-17 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Oscarina Edington. O protagonismo juvenil e a formação das jovens mulheres: um estudo sobre a organização das “Filhas de Jó” de Valença/BA. 2020. 121 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1076 | |
dc.description | 121 p. : il. | pt_BR |
dc.description.abstract | The object of this work is to present the research carried out at the Organization of the Daughters of Job International on the educational practices contained in its pedagogical proposal for the development of young women, analyzing how such practices contribute to the promotion of youth protagonism in the municipality of Valença / BA. The work consisted of a phase of bibliographic survey, construction and analysis of the theoretical framework on youth, gender and education as bases for the concept of youth protagonism; to talk about the relation of Freemasonry with the women of the institution; present the organization of the Daughters of Job, history, principles, Landmark’s, organicity and internationality ’; analyze the educational project of the institution combined with the pedagogical proposal developed by Bethel Lírios da Paz e Fraternidade, in Valença / BA. To verify how the analyzed organization develops the protagonism of the young members in an informal way. Young protagonism takes place more intensely in the Bethel environment. It also notes that the educational proposal of the organization presents significant interfaces with the methodology of youth protagonism, as a pedagogical proposal. Regarding the work developed by the institution, it points out that the organization is well situated in the Masonic and social context as an educational agency that develops female youth. Regarding the use of educational practices, it demonstrates that despite the existence of several pedagogical models, their use happens informally and depends on the initiative of adult volunteers. To this end, combining the theoretical discourse with the experience lived as a member of the institution was used as methods of data collection for exploratory, bibliographic and documentary research, aiming to broaden the understanding about the relationship between the object and the studied subject. Finally, it shows that the role of guardians contributes so that the educational proposal of the institution has the desired effect, enhancing the learning of youth protagonism, by providing greater participation of young women from the organization. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;675 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Maçonaria | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo Juvenil | pt_BR |
dc.subject | Filhas de Jó | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | Youth | en |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Freemasonry | en |
dc.subject | Youth Protagonism | en |
dc.subject | Daughters of Job | en |
dc.title | O protagonismo juvenil e a formação das jovens mulheres: um estudo sobre a organização das “Filhas de Jó” de Valença/BA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Blasi, Marcia | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7051657612942254 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paixão, Márcia Eliane Leindcker da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6024105249647787 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objeto deste trabalho é apresentar a pesquisa realizada na Organização das Filhas de Jó Internacional acerca das práticas educacionais contidas em sua proposta pedagógica para o desenvolvimento das jovens mulheres, analisando como tais práticas contribuem para o fomento do protagonismo juvenil no município de Valença/BA. O trabalho consistiu em uma fase do levantamento bibliográfico, construção e análise do referencial teórico sobre juventude, gênero e educação como bases para o conceito do protagonismo juvenil; discorrer sobre a relação da Maçonaria com as mulheres da instituição; apresentar a organização das Filhas de Jó, história, princípios, Landmark’s, organicidade e internacionalidade’; analisar o projeto educativo da instituição aliado à proposta pedagógica desenvolvida pelo Bethel Lírios da Paz e Fraternidade, em Valença/BA. Verificar como a organização analisada desenvolve o protagonismo das jovens integrantes de maneira informal. O protagonismo jovem acontece de maneira mais intensa no ambiente do Bethel. Constata ainda que a proposta educativa da organização apresenta significativas interfaces com a metodologia do protagonismo juvenil, enquanto uma proposta pedagógica. Em relação ao trabalho desenvolvido pela instituição, aponta que a organização está bem situada no contexto maçônico e social como uma agência educadora que desenvolve a juventude feminina. Em relação ao uso das práticas educacionais, demonstra que apesar da existência de vários modelos pedagógicos, o uso dos mesmos acontece de modo informal e depende da iniciativa dos adultos voluntários. Para tanto, unindo o discurso teórico com a experiência vivida como integrante da instituição foi utilizado como métodos de coleta de dados às pesquisas exploratória, bibliográfica e documental, visando ampliar o entendimento sobre a relação entre o objeto e o sujeito estudado. Por fim, mostra que a atuação das guardiãs e dos guardiões contribui para que a proposta pedagógica da instituição surta o efeito desejado, potencializando o aprendizado do protagonismo juvenil, ao proporcionar uma maior participação das jovens mulheres a partir da organização. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0580477648794454 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bobsin, Oneide | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 | pt_BR |
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