dc.creator | Silva, Soraya Almeida da | |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T22:34:37Z | |
dc.date.available | 2021-05-25T22:34:37Z | |
dc.date.issued | 2021-01-18 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Soraya Almeida da. A exclusão social de pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2020. 75 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1074 | |
dc.description | 75 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | With personal motivation, for having been a person with ADHD, the theme of the work is the inclusion of the person with ADHD in society. Exclusion is a social reality in Brazil and in the world. It occurs in relation to any people who do not "fit" the social status quo established by a dominant minority. People with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) are part of that society. The objective of the work is to reflect on ADHD in adolescents and its demystification, aiming at the inclusion of people based on plurality and social diversity. For this, it starts with a conceptualization about the disorder, reflects on the family in this context, as well as on adolescence, when, in general, ADHD becomes more evident and subject to exclusion. It highlights ADHD at school and in learning as it directly influences the knowledge acquisition process, in addition to personal relationships. Finally, it seeks in Theology, an area of knowledge that deals with the meaning of life, the understanding of inclusion. It is concluded that ADHD is just another factor of social exclusion, on the one hand, and evidence of social diversity, on the other. From the preaching and action of Jesus Christ, it is understood that all people are children of God and, therefore, equal in essence, although different in their particularities. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;679 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Teologia | pt_BR |
dc.subject | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) | en |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Theology | en |
dc.title | A exclusão social de pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Custódio, Elivaldo Serrão | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com motivação pessoal, por ter sido uma pessoa com TDAH, o tema do trabalho é a inclusão da pessoa com TDAH na sociedade. A exclusão é uma realidade social no Brasil e no Mundo. Ela se dá em relação a quaisquer pessoas que não se “enquadram” no status quo social estabelecido por uma minoria dominante. Pessoas com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são parte dessa sociedade. O objetivo do trabalho é refletir acerca do TDAH em adolescentes e a sua desmistificação, visando a inclusão das pessoas a partir da pluralidade e diversidade social. Para isso, inicia com uma conceituação acerca do transtorno, reflete sobre a família neste contexto, bem como sobre a adolescência, quando, geralmente o TDAH passa a ser mais evidente e passível de exclusão. Destaca o TDAH na escola e na aprendizagem uma vez que influi diretamente no processo de aquisição de conhecimentos, além das relações pessoais. Por fim, busca na Teologia, uma área do saber que trata do sentido da vida, a compreensão da inclusão. Conclui-se que o TDAH é apenas mais um fator de exclusão social, por um lado, e evidência de diversidade social, por outro. A partir da pregação e da ação de Jesus Cristo, compreende-se que todas as pessoas são filhas de Deus e, por isso, iguais na sua essência, ainda que diferentes em suas particularidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3524397210695673 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Herbes, Nilton Eliseu | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 | pt_BR |
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