dc.creator | Spósito, Auriceia Ferreira Souto | |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T22:02:26Z | |
dc.date.available | 2021-05-25T22:02:26Z | |
dc.date.issued | 2021-01-19 | |
dc.identifier.citation | SPÓSITO, Auriceia Ferreira Souto. A (in)tolerância religiosa à eutanásia: um estudo de caso com uma turma do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior de Vitória da Conquista - BA. 2020. 64 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1073 | |
dc.description | 64 p. : il. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation arose from the interest in investigating cultural plurality in the higher education classroom and how it manifests itself in the context of the “euthanasia” theme. The corpus consists of a class in the discipline of Bioethics and Deontology of the IV Semester of the Physiotherapy course at Faculdade Independente do Nordeste, located in the city of Vitória da Conquista, Bahia. The students participating in this research totaled 27 people, 23 women and four men. For the development of this research, we relied on studies from different areas, mainly, theology, philosophy, sociology and education. The methodology used was qualitative and quantitative, with a bibliographic research being developed and an interview through a questionnaire. The guiding question of this research is: Does religion influence the level of tolerance towards euthanasia? The data analysis included the answers to the seven questions in the questionnaire, four of which were objective and three were discursive. We start from the hypothesis that higher education, being a space that supports diversity among students, allows the manifestation of differences in a respectful way. According to the results, of the 27 interviewees, 16 are favorable and 11 are against the practice of euthanasia. However, despite the manifestation contrary to the practice of such a procedure, all of the informants stated that they did not experience embarrassment, nor did they feel offended with dealing with the theme “euthanasia” in class, and there was respect for the opposite opinions. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;680 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Eutanásia | pt_BR |
dc.subject | Bioética | pt_BR |
dc.subject | ÉTICA E GESTÃO | pt_BR |
dc.subject | Religion | en |
dc.subject | Euthanasia | en |
dc.subject | Bioethics | en |
dc.title | A (in)tolerância religiosa à eutanásia: um estudo de caso com uma turma do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior de Vitória da Conquista - BA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Custódio, Elivaldo Serrão | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação surgiu do interesse em investigar a pluralidade cultural na sala de aula do ensino superior e como ela se manifesta diante do tema “eutanásia”. O corpus consiste numa turma da disciplina de Bioética e Deontologia do IV Semestre do curso de Fisioterapia da Faculdade Independente do Nordeste, situada na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Os discentes participantes desta pesquisa totalizam 27 pessoas, sendo 23 mulheres e quatro homens. Para o desenvolvimento desta pesquisa, amparamo-nos em estudos de diversas áreas, sobretudo, da Teologia, Filosofia, Sociologia e Educação. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa, sendo desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e realizada uma entrevista por meio de um questionário. A pergunta norteadora desta pesquisa é: A religião influencia o nível de tolerância em relação à eutanásia? A análise dos dados contemplou as respostas das sete perguntas do questionário, sendo quatro objetivas e três discursivas. Partimos da hipótese de que o ensino superior, por ser um espaço que ampara a diversidade entre os estudantes, propicia a manifestação das diferenças de maneira respeitosa. Segundo os resultados, dos 27 entrevistados, 16 são favoráveis e 11 são contrários à prática da eutanásia. No entanto, apesar da manifestação contrária à prática de tal procedimento, a totalidade dos informantes afirmou não ter passado por constrangimento, nem se sentiu ofendida ou ofendido, pela abordagem do tema “eutanásia” em aula, havendo respeito às opiniões contrárias. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1753750170034665 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 | pt_BR |
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: