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Uma teologia do corpo no retrato de Dorian Gray: uma análise da finitude e da vaidade na perspectiva do pensamento de Rubem Alves

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dc.creator Barcellos, Eliana Cristina Caporale
dc.date.accessioned 2021-04-09T20:11:43Z
dc.date.available 2021-04-09T20:11:43Z
dc.date.issued 2020-08-25
dc.identifier.citation BARCELLOS, Eliana Cristina Caporale. Uma teologia do corpo no retrato de Dorian Gray: uma análise da finitude e da vaidade na perspectiva do pensamento de Rubem Alves. 2020. 190 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1061
dc.description 190 p. : il. pt_BR
dc.description.abstract The present work analyzes how the fictional work of "The Picture of Dorian Gray" presents the idea of finitude and vanity and what are its loci theologici for a theology of the body of Rubem Alves. The transformations of the modern world have long led to numerous discussions, in which different areas of knowledge can meet. In this sense, the present research approaches the theological and literary fields, so that this dialogue results in new perceptions, in order to subsidize the epistemic discourse between both, with emphasis on the anthropological theological and anthropological literary perspective. In view of this, the research seeks to answer: How does the fictional work of ―The Portrait of Dorian Gray‖ express the theological concerns of finitude and vanity from a dialogue with the theology of the body of Rubem Alves? For this, the researcher uses the cartographic-critical method that has different stages, which, in turn, transverses the literary work in a detailed investigation, by bringing a macro and micro view of the text under analysis, in a transdisciplinary way as well as,. Thus, at first, the research presents an overview of Theology, Literature and its interfaces, as well as structural aspects of the novel. In a second step, we seek to show how Oscar Wilde reveals social, economic and political aspects that transverse the work, in order to point out the author's aesthetic ideals and their reverberations. In a third moment, the historical contextualization of corporeality is glimpsed, from the Alves theological perspective, in an attempt to analyze finitude and vanity expressed in the character Dorian Gray. Finally, it can be seen, through the analysis of the work, that Literature is the source of possible theological reflections and can add to Theology a fruitful discourse, which in its particularities refer to an understanding of the human being and his apprehensions facing life. Thus, the existing interfaces between Literature and Theology are evidenced, since it is from hermeneutic analysis that theological doing finds access to human interiority, as well as to divine revelation, the latter, the primordial condition of Theology. en
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TD;224
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Teologia pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Finitude pt_BR
dc.subject Vaidade pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO E RELIGIÃO pt_BR
dc.subject Theology en
dc.subject Literature en
dc.subject Finitude en
dc.subject Vanity en
dc.title Uma teologia do corpo no retrato de Dorian Gray: uma análise da finitude e da vaidade na perspectiva do pensamento de Rubem Alves pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referee1 Souza, Carolina Bezerra de
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4028771794506651 pt_BR
dc.contributor.referee2 Saldanha, Marcelo Ramos
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 pt_BR
dc.contributor.referee3 Silva, Daniele Gallindo Gonçalves
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/8072197385675534 pt_BR
dc.contributor.referee4 Braga Júnior, Amaro Xavier
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/3072812137317009 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho analisa como a obra ficcional de "O Retrato de Dorian Gray" apresenta a ideia de finitude e de vaidade e qual seus loci theologici para uma teologia do corpo a partir de Rubem Alves. As transformações do mundo moderno há muito têm proporcionado inúmeras discussões, em que diferentes áreas do conhecimento possam se encontrar. Nesse sentido, a presente pesquisa aproxima o campo teológico e o campo literário, para que esse diálogo resulte em novas percepções, no intuito de subsidiar o discurso epistêmico entre ambas, com ênfase na perspectiva antropológica teológica e antropológica literária. Diante disso, a pesquisa procura responder: Como a obra ficcional de ―O Retrato de Dorian Gray‖ expressa as preocupações teológicas da finitude e da vaidade a partir de um diálogo com a teologia do corpo de Rubem Alves? Para tanto, a pesquisadora se utiliza do método cartográfico-crítico que dispõe de diferentes etapas, que, por sua vez, perfaz a obra literária em uma investigação detalhada, ao trazer uma visão macro e micro do texto em análise, como também, de forma transdisciplinar. Assim, em um primeiro momento, a pesquisa apresenta um panorama da Teologia, Literatura e suas interfaces, bem como aspectos estruturais do romance. Em um segundo momento, busca-se evidenciar como Oscar Wilde revela aspectos sociais, econômicos e políticos que perfazem a obra, no intuito de apontar os ideais estéticos do autor e suas reverberações. Em um terceiro momento, vislumbra-se a contextualização histórica sobre corporeidade, a perspectiva teológica alvesiana, no intento de analisar finitude e vaidade expressas no personagem Dorian Gray. Por fim, constata-se, através da análise realizada da obra, que a Literatura é fonte de possíveis reflexões teológicas e pode agregar a Teologia um discurso profícuo, as quais em suas particularidades remetem a uma compreensão do ser humano e de suas apreensões diante da vida. Assim, evidenciam-se interfaces existentes entre a Literatura e a Teologia, uma vez que é da análise hermenêutica que o fazer teológico encontra acesso à interioridade humana, como também, à revelação divina, essa última, condição primordial da Teologia. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1820643948761119 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


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