Repositorio Faculdades EST

O ethos no discurso pastoral do neopentecostalismo brasileiro: uma análise teológico-discursiva

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator Sousa, José Maria de Melo
dc.date.accessioned 2021-03-31T22:38:28Z
dc.date.available 2021-03-31T22:38:28Z
dc.date.issued 2020-03-17
dc.identifier.citation SOUSA, José Maria de Melo. O ethos no discurso pastoral do neopentecostalismo brasileiro: uma análise teológico-discursiva. 2020. 110 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1058
dc.description 110 p. pt_BR
dc.description.abstract The objective of this dissertation was to analyze, in a theological-discursive perspective, the ethos in the pastoral discourse of Brazilian neo-Pentecostalism, based on statements by Pastor Edir Macedo, from the Universal Church of the Kingdom of God (IURD). This is a qualitative and interpretative research the corpus of which consists of two videos posted on the YouTube platform, in 2019, entitled “Right to prosperity” and “On the altar it’s everything for everything”. The theoretical basis is based on the French Discourse Analysis (ADF), using the authors Charaudeau and Maingueneau (2004), Foucault (2005), Amossy (2007; 2018), Orlandi (2003), among others, as well as on Christian and Homiletic Theology like Adam (2016), Moraes (2005), Peterson (2000) and White (2003). The results of the research demonstrate that, in his speeches posted on YouTube, Pastor Edir Macedo, acts as a communicating subject, when engendering his speech project, and as an enunciator when producing a staging with a view to persuading the recipients, mostly people in a situation of social marginalization. The pastor's speeches project an ethos of messianism and entrepreneurship, instead of a prophetic-evangelical ethos, along the lines of what Christianity preaches. From a polyphonic perspective, the pastor's voice is also the voice of the IURD, which in turn presents itself as a form of neo-Pentecostalism. The theological-linguistic evidence shows, however, that it is a sociocultural phenomenon that uses a metaenunciative discourse. We conclude that the discursive ethos projected by the pastor indicates a break with the doctrinal positions that serve as a basis for the evangelical-Christian perspective. en
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;357
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ethos pt_BR
dc.subject Sujeito enunciador pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Neopentecostalismo pt_BR
dc.subject TEOLOGIA PRÁTICA pt_BR
dc.subject Ethos en
dc.subject Enunciating subject en
dc.subject Discourse en
dc.subject Neopentecostalism en
dc.title O ethos no discurso pastoral do neopentecostalismo brasileiro: uma análise teológico-discursiva pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Schmitt, Flávio
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 pt_BR
dc.contributor.referee2 Silva, Marinilson Barbosa da
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9320767757082850 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo da presente dissertação foi o de analisar, em uma perspectiva teológico-discursiva, o ethos no discurso pastoral do neopentecostalismo brasileiro, a partir de pronunciamentos do pastor Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa cujo corpus é composto por dois vídeos postados na plataforma YouTube, em 2019, intitulados “Direito à prosperidade” e “No altar é tudo por tudo”. A base teórica está fundamentada na Análise do Discurso Francesa (ADF), recorrendo-se aos autores Charaudeau e Maingueneau (2004), Foucault (2005), Amossy (2007; 2018), Orlandi (2003), dentre outros/as, bem como na Teologia Cristã e Homilética como Adam (2016), Moraes (2005), Peterson (2000) e White (2003). Os resultados da pesquisa demonstram que, em seus discursos postados no YouTube, o pastor Edir Macedo, age como sujeito comunicante, ao engendrar seu projeto de fala, e como enunciador ao produzir uma encenação com vistas à persuasão dos destinatários, em sua maioria, pessoas em situação de marginalização social. Os discursos do pastor projetam um ethos de messianismo e empreendedorismo, em vez de um ethos profético-evangélico, nos moldes daquilo que prega o cristianismo. Numa perspectiva polifônica, a voz do pastor é também a voz da IURD que, por sua vez, se apresenta como uma forma de neopentecostalismo. As evidências teológico-linguísticas demonstram, no entanto, que se trata de um fenômeno sociocultural que se utiliza de um discurso metaenunciativo. Concluímos que o ethos discursivo projetado pelo pastor indica um rompimento com os posicionamentos doutrinários que servem de base para a perspectiva evangélica-cristã. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5651717745140412 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR


Ficheros en el ítem

El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia:

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta