Repositório Faculdades EST

Percepção de aspectos éticos no serviço público federal: um estudo na Universidade Federal do Ceará

Mostrar registro simples

dc.creator Batista, Maria Nasare Sales
dc.date.accessioned 2021-02-07T21:47:43Z
dc.date.available 2021-02-07T21:47:43Z
dc.date.issued 2020-11-10
dc.identifier.citation BATISTA, Maria Nasaré Sales. Percepção de aspectos éticos no serviço público federal: um estudo na Universidade Federal do Ceará. 2020. 70 p Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1053
dc.description 70 p. pt_BR
dc.description.abstract Currently, there is a concern with the ethical dimension of social life in all fields, especially in the interaction between economics and politics, and in the exercise of public functions. This research deals with the perception of ethical aspects in the public service, being guided by the following question: how are the elements of personal ethics, work ethics and the rules of conduct of civil servants of the Union, Public entities and Public Foundations perceived by the public servants of the Federal University of Ceará? The general objective of this investigation was to analyze the perception of civil servants at the Federal University of Ceará regarding the moral and ethical duties that guide the behavior of civil servants. The research is qualitative, exploratory-descriptive, and made use of a single case study to achieve the objectives outlined, through secondary data, obtained in institutional research carried out by the Federal University of Ceará, among its technical-administrative servants. The number of respondents to this survey was 347 technical-administrative servants, representing 10.15% of the population of UFC's technical-administrative servants, since, according to the UFC 2019 Statistical Yearbook, base 2018, there are a total of 3,420 active technical and administrative staff. After the results of the investigation, it was found that the objectives raised were achieved. Assumptions 1 and 3 raised in the survey were confirmed and assumption 2 was not confirmed. One can deduce that this investigation contributed to foster the discussion of ethics within the scope of the UFC and it is hoped that, with this, it will promote proposals for the elaboration of policies in the practice of ethics management. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;671
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Gestão Pública pt_BR
dc.subject Universidade Federal pt_BR
dc.subject Servidores públicos pt_BR
dc.subject ÉTICA E GESTÃO pt_BR
dc.subject Ethics en
dc.subject Public Management en
dc.subject Federal University en
dc.subject Public Servants en
dc.title Percepção de aspectos éticos no serviço público federal: um estudo na Universidade Federal do Ceará pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Gaede Neto, Rodolfo
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8020748256904139 pt_BR
dc.contributor.referee2 Sinner, Rudolf Eduard Von
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4064857294813986 pt_BR
dc.description.resumo Atualmente se percebe uma preocupação com a dimensão ética da vida social em todos os campos, especialmente na interação entre economia e política, e no exercício das funções públicas. A presente pesquisa trata da percepção dos aspectos éticos no serviço público, sendo orientada pela seguinte questão: como os elementos da ética pessoal, da ética no trabalho e das normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas são percebidos pelos servidores públicos da Universidade Federal do Ceará? O objetivo geral desta investigação foi analisar a percepção dos servidores da Universidade Federal do Ceará a respeito dos deveres morais e éticos que orientam o comportamento dos servidores públicos. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, e fez uso do estudo de caso único para atingir os objetivos traçados, através de dados secundários, obtidos em pesquisa institucional realizada pela Universidade Federal do Ceará, junto aos seus servidores técnico-administrativos. O quantitativo de respondentes dessa pesquisa foi de 347 servidores técnico-administrativos, representando 10,15% da população dos servidores técnico-administrativos da UFC, pois, de acordo com o Anuário Estatístico da UFC 2019, base 2018, há um total de 3.420 servidores técnico-administrativos ativos. Após os resultados da investigação, constatou-se que os objetivos levantados foram alcançados. Os pressupostos 1 e 3 levantados na pesquisa foram confirmados e o pressuposto 2 não foi confirmado. Depreende-se que esta investigação contribuiu para fomentar a discussão da ética no âmbito da UFC e espera-se que, com isso, fomente propostas de elaboração de políticas na prática de gestão da ética. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8836592767662438 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta