Repositório Faculdades EST

Analfabetismo e segregação digital: desafios do ciberespaço para a educação e a teologia

Mostrar registro simples

dc.creator Nascimento, Irene Francisco Malheiros
dc.date.accessioned 2021-02-07T21:35:12Z
dc.date.available 2021-02-07T21:35:12Z
dc.date.issued 2020-11-22
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Irene Francisco Malheiros. Analfabetismo e segregação digital: desafios do ciberespaço para a educação e a teologia. 2020. 76 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1052
dc.description 76 p. pt_BR
dc.description.abstract The 21st century brings with it the impact of technology on education, transforming the entire school scenario. With globalization, Information and Communication Technologies (ICTs) were inserted into everyday life, making information reach us with greater intensity and frequency through computers and cell phones connected to the Internet. The present reality, which can no longer be ignored, makes us reflect on the use of ICTs within the school universe, especially when it comes to the formation of a generation that needs to have knowledge of the cultural assets related to the use of technologies. The inability to deal with these resources has generated a new class of excluded people: the digitally illiterate. These people, because they do not have the knowledge of the typical language of virtual environments, do not enjoy much of the experiences that the experience in the network society has to offer. Thinking about this issue, we sought with this study to get closer to the theme, having Rubem Alves and Paulo Freire as interlocutors. From the triad of Alvezian thought - seeing, thinking inventing - we seek to understand what it means to digitally include people in today's technological scenario, in view of the integral formation of the human being. Paulo Freire's liberating education guides us to reflect on the limits and possibilities of technology as a resource capable of training ethical and responsible people in their performance in the context of digital technologies. By establishing a dialogue between theology and education, we have the opportunity to look at the human being as a whole. If the speed with which information circulates in modern times tends to fragment us, it is necessary to reflect on which aspects of education are capable of forming solid bases, capable of truly including people. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;670
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Teologia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE pt_BR
dc.subject Inclusion en
dc.subject Theology en
dc.subject Education en
dc.subject Digital technologies en
dc.title Analfabetismo e segregação digital: desafios do ciberespaço para a educação e a teologia pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Saldanha, Marcelo Ramos
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 pt_BR
dc.contributor.referee2 Oliveira, Kathlen Luana de
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9781713753333783 pt_BR
dc.description.resumo O século XXI traz consigo o impacto da tecnologia na educação, transformando todo o cenário escolar. Com a globalização as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) foram inseridas no cotidiano, fazendo com que as informações cheguem até nós com maior intensidade e frequência por meio dos computadores e celulares conectados à Internet. A presente realidade, que não pode mais ser ignorada, nos faz refletir sobre o uso das TICs dentro do universo escolar, especialmente quando se trata da formação de uma geração que precisa ter conhecimento dos bens culturais relacionados ao uso das tecnologias. A incapacidade de lidar com esses recursos, têm gerado uma nova classe de excluídos: os analfabetos digitais. Estas pessoas, por não possuírem o conhecimento da linguagem típica dos ambientes virtuais, deixam de usufruir de grande parte das experiências que a vivência na sociedade em rede tem a oferecer. Pensando nessa questão, buscamos com este estudo uma aproximação com o tema, tendo como interlocutores Rubem Alves e Paulo Freire. A partir da tríade do pensamento Alveziano – ver, pensar inventar – buscamos compreender o que significa incluir digitalmente as pessoas no cenário tecnológico da atualidade, tendo em vista a formação integral do ser humano. A educação libertadora de Paulo Freire nos orienta a refletir sobre limites e possibilidades da tecnologia como recurso capaz de formar pessoas éticas e responsáveis na sua atuação no contexto das tecnologias digitais. Ao estabelecer um diálogo entre teologia e educação temos a oportunidade de olhar para o ser humano na sua totalidade. Se a velocidade com que as informações circulam nos tempos modernos tende a nos fragmentar, é preciso refletir sobre quais aspectos da educação são capazes de formar bases sólidas, capazes de incluir as pessoas verdadeiramente. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2576833211278300 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta