dc.creator | Nascimento, Irene Francisco Malheiros | |
dc.date.accessioned | 2021-02-07T21:35:12Z | |
dc.date.available | 2021-02-07T21:35:12Z | |
dc.date.issued | 2020-11-22 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Irene Francisco Malheiros. Analfabetismo e segregação digital: desafios do ciberespaço para a educação e a teologia. 2020. 76 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1052 | |
dc.description | 76 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The 21st century brings with it the impact of technology on education, transforming the entire school scenario. With globalization, Information and Communication Technologies (ICTs) were inserted into everyday life, making information reach us with greater intensity and frequency through computers and cell phones connected to the Internet. The present reality, which can no longer be ignored, makes us reflect on the use of ICTs within the school universe, especially when it comes to the formation of a generation that needs to have knowledge of the cultural assets related to the use of technologies. The inability to deal with these resources has generated a new class of excluded people: the digitally illiterate. These people, because they do not have the knowledge of the typical language of virtual environments, do not enjoy much of the experiences that the experience in the network society has to offer. Thinking about this issue, we sought with this study to get closer to the theme, having Rubem Alves and Paulo Freire as interlocutors. From the triad of Alvezian thought - seeing, thinking inventing - we seek to understand what it means to digitally include people in today's technological scenario, in view of the integral formation of the human being. Paulo Freire's liberating education guides us to reflect on the limits and possibilities of technology as a resource capable of training ethical and responsible people in their performance in the context of digital technologies. By establishing a dialogue between theology and education, we have the opportunity to look at the human being as a whole. If the speed with which information circulates in modern times tends to fragment us, it is necessary to reflect on which aspects of education are capable of forming solid bases, capable of truly including people. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;670 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Teologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject | Theology | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.title | Analfabetismo e segregação digital: desafios do ciberespaço para a educação e a teologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Saldanha, Marcelo Ramos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Kathlen Luana de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9781713753333783 | pt_BR |
dc.description.resumo | O século XXI traz consigo o impacto da tecnologia na educação, transformando todo o cenário escolar. Com a globalização as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) foram inseridas no cotidiano, fazendo com que as informações cheguem até nós com maior intensidade e frequência por meio dos computadores e celulares conectados à Internet. A presente realidade, que não pode mais ser ignorada, nos faz refletir sobre o uso das TICs dentro do universo escolar, especialmente quando se trata da formação de uma geração que precisa ter conhecimento dos bens culturais relacionados ao uso das tecnologias. A incapacidade de lidar com esses recursos, têm gerado uma nova classe de excluídos: os analfabetos digitais. Estas pessoas, por não possuírem o conhecimento da linguagem típica dos ambientes virtuais, deixam de usufruir de grande parte das experiências que a vivência na sociedade em rede tem a oferecer. Pensando nessa questão, buscamos com este estudo uma aproximação com o tema, tendo como interlocutores Rubem Alves e Paulo Freire. A partir da tríade do pensamento Alveziano – ver, pensar inventar – buscamos compreender o que significa incluir digitalmente as pessoas no cenário tecnológico da atualidade, tendo em vista a formação integral do ser humano. A educação libertadora de Paulo Freire nos orienta a refletir sobre limites e possibilidades da tecnologia como recurso capaz de formar pessoas éticas e responsáveis na sua atuação no contexto das tecnologias digitais. Ao estabelecer um diálogo entre teologia e educação temos a oportunidade de olhar para o ser humano na sua totalidade. Se a velocidade com que as informações circulam nos tempos modernos tende a nos fragmentar, é preciso refletir sobre quais aspectos da educação são capazes de formar bases sólidas, capazes de incluir as pessoas verdadeiramente. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2576833211278300 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reblin, Iuri Andréas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 | pt_BR |
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