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As teólogas feministas vão ao cinema: um estudo teológico-feminista do filme Mãe!

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dc.creator Fonseca, Marcela de Maria Sehn
dc.date.accessioned 2020-11-30T20:31:07Z
dc.date.available 2020-11-30T20:31:07Z
dc.date.issued 2020-04-07
dc.identifier.citation FONSECA, Marcela de Maria Sehn. As teólogas feministas vão ao cinema: um estudo teológico-feminista do filme Mãe! 2020. 156 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1048
dc.description 156 p. :il. pt_BR
dc.description.abstract The articulation between gender and religion in the construction of the diegetic universe of the film mãe! [mother!] by Darren Aronofsky is the theme of this dissertation. The work is a reinterpretation of the narratives present in the Bible about Creation associated with the relationship of humanity with nature. Thus, it starts with the assumption that the film articulates religious and gender elements to problematize and interrelate patriarchal power relations and the way human beings relate to the ecosystem. Thus, to carry out the research, the hermeneutic and theoretical method of ecofeminist theology was adopted, associated with the dense description of the film. Cinema has agreed on its language codes based on gender conceptions based on a patriarchal system. Throughout its history, religious elements have also played an important role in the construction of cinematographic language. These assertions made it possible to study how cinema appropriates, articulates and reproduces certain religious themes and gender markers in its language. Divided into three chapters, the work presents: the relationship between the history of cinema, religious groups and gender; the identification of the elements of gender and religion in the construction of the diegetic universe of the movie mãe! [mother!]; and, finally, the analysis of these elements from the perspective of ecofeminist theology studies to demonstrate how their epistemology is a tool that contributes to new readings about the divine, the ecosystem and the relationship between men and women. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TM;355
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Teologia feminista pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Ecofeminismo pt_BR
dc.subject Aronofsky pt_BR
dc.subject TEOLOGIA PRÁTICA pt_BR
dc.subject Feminist theology en
dc.subject Cinema en
dc.subject Ecofeminism en
dc.subject Aronofsky en
dc.title As teólogas feministas vão ao cinema: um estudo teológico-feminista do filme Mãe! pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 pt_BR
dc.contributor.referee2 Musskopf, André Sidnei
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0540785104686451 pt_BR
dc.description.resumo A articulação entre gênero e religião na construção do universo diegético do filme mãe! de Darren Aronofsky é o tema desta dissertação. A obra é uma releitura das narrativas presentes na Bíblia sobre a Criação associada a relação da humanidade com a natureza. Assim, partiu-se do pressuposto de que o filme articula elementos religiosos e de gênero para problematizar e inter-relacionar as relações de poder patriarcais e a forma como seres humanos se relacionam com o ecossistema. Dessa forma, para a realização da pesquisa foi adotado o método hermenêutico e teórico da teologia ecofeminista, associado à descrição densa do filme. O cinema convencionou seus códigos de linguagem a partir de concepções de gênero pautadas em um sistema patriarcal. Ao longo da sua história, elementos religiosos também tiveram importante papel na construção da linguagem cinematográfica. Essas assertivas possibilitaram o estudo de como o cinema se apropria, articula e reproduz determinados temas religiosos e marcadores de gênero em sua linguagem. Dividido em três capítulos, o trabalho apresenta: a relação entre a história do cinema, grupos religiosos e gênero; a identificação dos elementos de gênero e religião na construção do universo diegético do filme mãe!; e, por fim, a análise desses elementos sob a perspectiva dos estudos de teologia ecofeminista para demonstrar como sua epistemologia é uma ferramenta que contribui para novas leituras acerca do divino, do ecossistema e sobre a relação entre homens e mulheres. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3503053319166328 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Souza, Carolina Bezerra de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4028771794506651 pt_BR


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