dc.creator | Fonseca, Marcela de Maria Sehn | |
dc.date.accessioned | 2020-11-30T20:31:07Z | |
dc.date.available | 2020-11-30T20:31:07Z | |
dc.date.issued | 2020-04-07 | |
dc.identifier.citation | FONSECA, Marcela de Maria Sehn. As teólogas feministas vão ao cinema: um estudo teológico-feminista do filme Mãe! 2020. 156 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1048 | |
dc.description | 156 p. :il. | pt_BR |
dc.description.abstract | The articulation between gender and religion in the construction of the diegetic universe of the film mãe! [mother!] by Darren Aronofsky is the theme of this dissertation. The work is a reinterpretation of the narratives present in the Bible about Creation associated with the relationship of humanity with nature. Thus, it starts with the assumption that the film articulates religious and gender elements to problematize and interrelate patriarchal power relations and the way human beings relate to the ecosystem. Thus, to carry out the research, the hermeneutic and theoretical method of ecofeminist theology was adopted, associated with the dense description of the film. Cinema has agreed on its language codes based on gender conceptions based on a patriarchal system. Throughout its history, religious elements have also played an important role in the construction of cinematographic language. These assertions made it possible to study how cinema appropriates, articulates and reproduces certain religious themes and gender markers in its language. Divided into three chapters, the work presents: the relationship between the history of cinema, religious groups and gender; the identification of the elements of gender and religion in the construction of the diegetic universe of the movie mãe! [mother!]; and, finally, the analysis of these elements from the perspective of ecofeminist theology studies to demonstrate how their epistemology is a tool that contributes to new readings about the divine, the ecosystem and the relationship between men and women. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TM;355 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teologia feminista | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Ecofeminismo | pt_BR |
dc.subject | Aronofsky | pt_BR |
dc.subject | TEOLOGIA PRÁTICA | pt_BR |
dc.subject | Feminist theology | en |
dc.subject | Cinema | en |
dc.subject | Ecofeminism | en |
dc.subject | Aronofsky | en |
dc.title | As teólogas feministas vão ao cinema: um estudo teológico-feminista do filme Mãe! | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Adam, Júlio Cézar | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Musskopf, André Sidnei | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0540785104686451 | pt_BR |
dc.description.resumo | A articulação entre gênero e religião na construção do universo diegético do filme mãe! de Darren Aronofsky é o tema desta dissertação. A obra é uma releitura das narrativas presentes na Bíblia sobre a Criação associada a relação da humanidade com a natureza. Assim, partiu-se do pressuposto de que o filme articula elementos religiosos e de gênero para problematizar e inter-relacionar as relações de poder patriarcais e a forma como seres humanos se relacionam com o ecossistema. Dessa forma, para a realização da pesquisa foi adotado o método hermenêutico e teórico da teologia ecofeminista, associado à descrição densa do filme. O cinema convencionou seus códigos de linguagem a partir de concepções de gênero pautadas em um sistema patriarcal. Ao longo da sua história, elementos religiosos também tiveram importante papel na construção da linguagem cinematográfica. Essas assertivas possibilitaram o estudo de como o cinema se apropria, articula e reproduz determinados temas religiosos e marcadores de gênero em sua linguagem. Dividido em três capítulos, o trabalho apresenta: a relação entre a história do cinema, grupos religiosos e gênero; a identificação dos elementos de gênero e religião na construção do universo diegético do filme mãe!; e, por fim, a análise desses elementos sob a perspectiva dos estudos de teologia ecofeminista para demonstrar como sua epistemologia é uma ferramenta que contribui para novas leituras acerca do divino, do ecossistema e sobre a relação entre homens e mulheres. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3503053319166328 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Carolina Bezerra de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4028771794506651 | pt_BR |
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