Repositório Faculdades EST

O ethos ambiental no ensino religioso em escolas confessionais na Amazônia

Mostrar registro simples

dc.creator Bett, Geneci Behling
dc.date.accessioned 2020-08-06T19:57:36Z
dc.date.available 2020-08-06T19:57:36Z
dc.date.issued 2020-01-13
dc.identifier.citation BETT, Geneci Behling. O ethos ambiental no ensino religioso em escolas confessionais na Amazônia. 2020. 178 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1025
dc.description 178 p. : il. pt_BR
dc.description.abstract This study on “Environmental Ethos in Religious Education in Confessional Schools in the Amazon” presents the possible relationships and contributions between Religious Education and Environmental Education, as components of an Environmental Ethos in the 5th Years of Elementary School I in four Confessional Schools in the City of Manaus. Firstly, it was sought, through documentary research, to identify the subject of study in the PPPs, Teaching Plans and Curricular Contents. Through questionnaires to the management team, coordinators and teachers of the schools involved, the relationship was found in the objectification of the proposed theme. After that, the observation of classes in schools was carried out with the objective of identifying, through the activities, registers of the theme, followed by research carried out with the students, aiming at the understanding of their Environmental Ethos, using for this, the listening to four popular tunes from the Amazon universe, specifically sung by the Bois Bumbás, Garantido and Caprichoso of the city of Parintins on the environmental theme. The students made drawings referring to their representations about the lyrics of the songs and the Amazonian environmental context. The results indicated that the students have an understanding of the Environmental Ethos developed in the schools under study. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TD;200
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Escolas confessionais pt_BR
dc.subject Ethos pt_BR
dc.subject Amazônia pt_BR
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject Religious education en
dc.subject Environmental education en
dc.subject Confessional schools en
dc.subject Ethos en
dc.subject Amazonia en
dc.title O ethos ambiental no ensino religioso em escolas confessionais na Amazônia pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.referee1 Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 pt_BR
dc.contributor.referee2 Gabatz, Celso
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7404950936752263 pt_BR
dc.contributor.referee3 Campos, Manuel do Carmo da Silva
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2007655718659384 pt_BR
dc.contributor.referee4 Araújo, Cleusa Suzana de
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/7489509648411701 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo sobre “O Ethos Ambiental no Ensino Religioso em Escolas Confessionais na Amazônia” apresenta as relações e contribuições possíveis entre o Ensino Religioso e a Educação Ambiental, como componentes de um Ethos Ambiental nos 5ºs Anos do Ensino Fundamental I em quatro Escolas Confessionais da Cidade de Manaus. Primeiramente, buscou-se, por meio da pesquisa documental identificar nos PPPs, Planos de Ensino e conteúdos curriculares o tema em estudo. Por meio de questionários à equipe diretiva, coordenações e docentes das escolas envolvidas se constatou a relação na objetivação da temática proposta. Após isso, foi realizada a observação de aulas nas escolas com o objetivo de identificar, por meio das atividades registros sobre o tema, seguindo-se pesquisa realizada com os/as discentes, visando a compreensão sobre o Ethos Ambiental dos mesmos/das mesmas, utilizando-se para isso, a audição de quatro toadas populares do universo amazônico, especificamente cantadas pelos Bois Bumbás, Garantido e Caprichoso da cidade de Parintins sobre o tema ambiental. Os/as discentes realizaram desenhos referentes às suas representações sobre as letras das toadas e o contexto ambiental amazônico. Os resultados indicaram que os/as discentes têm compreensão sobre o Ethos Ambiental desenvolvido nas escolas em estudo. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0800077712147639 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR


Arquivos deste item

Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta