dc.creator | Marinho, Igor Soares | |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T19:27:13Z | |
dc.date.available | 2020-01-08T19:27:13Z | |
dc.date.issued | 2019-08-22 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1013 | |
dc.description | 57 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research starts from the general view as to the meaning of Public Theology, initially presenting exponents that precede its definition, passing through models and ways in which it can be characterized. The importance of citizenship for the understanding and expansion of Public Theology among the most varied publics was emphasized, summarized in three spheres: the academic sphere, the social sphere and the ecclesiastical sphere. Citizenship is expressly fundamental for the formation of a civil society by the malleability of the moral and material fabric. Philosophical knowledge is of great importance for the integrality of being to gradually forge society, making it an environment of belonging. This process takes place by the development of the physical, mental, spiritual and social faculties of each person, making them not only aware, but active in their rights and duties. Despite the explicit non-positioning of the Seventh-day Adventist Church as a promoter of public theology, its contribution to the drafting of proposals, resolutions and public statements undeniably responds to the current concerns and controversies in society. The Seventh-day Adventist Church promotes one-to-one Bible study during the week with a deeper look at it in smaller groups on Saturday through its study guide called the Sabbath School Lesson. Through various forms of action, the Seventh-day Adventist Church serves the youthful audience with the Adventurers Club; the youth and adolescent public with the Pathfinders Club; the wider community with projects by church volunteers that include blood donation (Life for Lives Project), domestic violence awareness (Breaking the Silence Project); and also, in education, it has an important influence on teaching through Adventist Education as a tool for character building of citizens through the improvement of their physical, mental and spiritual faculties. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;654 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Public theology | en |
dc.subject | Citizenship | en |
dc.subject | Social Benefit | en |
dc.subject | Teologia Pública | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Beneficência Social | pt_BR |
dc.subject | Society | en |
dc.title | Igreja Adventista do Sétimo Dia: uma igreja de teologia pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Saldanha, Marcelo Ramos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Custodio, Elivaldo Serrao | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8819683729192070 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa parte da visão geral quanto ao sentido da Teologia Pública, apresentando inicialmente expoentes que antecedem sua definição perpassando modelos e formas pelos quais esta pode ser caracterizada. Ressaltou-se a importância da cidadania para o entendimento e expansão da Teologia Pública dentre os mais variados públicos, resumidos em três esferas: a acadêmica, a social e a eclesiástica. A cidadania é expressamente fundamental para a formação da sociedade civil pela maleabilidade do tecido moral e material. O conhecimento filosófico é de grande importância para a integralidade do ser como meio para forjar, paulatinamente, a sociedade, tornando-a um ambiente de pertencimento. Este processo se dá pelo desenvolvimento das faculdades físicas, mentais, espirituais e sociais de cada indivíduo, tornando-os não apenas conscientes, mas atuantes quanto aos seus direitos e deveres. A despeito do não posicionamento explícito da Igreja Adventista do Sétimo Dia como sendo promotora de uma teologia pública, é inegável sua contribuição na elaboração de propostas, resoluções e declarações de cunho público, respondendo às atuais inquietações e polêmicas presentes na sociedade. A Igreja Adventista do Sétimo Dia promove o estudo bíblico individual durante a semana com um repasso mais aprofundado em grupos menores no sábado através de seu guia de estudos chamado de Lição da Escola Sabatina. Através das mais variadas formas de atuação a Igreja Adventista do Sétimo Dia atende ao público infanto-juvenil com o Clube dos Aventureiros; ao público juvenil e adolescente com o Clube dos Desbravadores; à comunidade no geral com projetos realizados por voluntários da igreja que abrangem a doação de sangue (Projeto Vida por Vidas), a conscientização sobre a violência doméstica (Projeto Quebrando o Silêncio); e ainda, no ensino exerce importante influência através da Educação Adventista como ferramenta formadora do caráter do cidadão através do aperfeiçoamento das faculdades físicas, mentais e espirituais. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5788858611523038 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bobsin, Oneide | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 | pt_BR |
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