Repositório Faculdades EST

Ética na gestão escolar para a construção de uma escola cidadã

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dc.creator Santos, Patricia Saar
dc.date.accessioned 2019-10-10T21:49:13Z
dc.date.available 2019-10-10T21:49:13Z
dc.date.issued 2019-05-17
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1003
dc.description 73 p. pt_BR
dc.description.abstract This bibliographic research studies the role of the school manager in dealing with their daily, pedagogical and administrative work. It is described here how the proper incorporation of ethics in school management, instigating values and principles, can contribute to the formation of a school that aims to improve the teaching-learning process, making it more citizen formation. The actions of the manager are directly associated with ethical decisions, they are steel that make a difference in the learning of students. The school management collaborates with the full citizen, autonomous and ethical formation of the human being. This paper intends to reflect on the role of the school manager in the construction of a space of continuous education that promotes the valorization and maintenance of the citizenship conscience, having as one of the driving actions the determinations of the management based on ethics. The view of the authors surveyed, starts from the principle that school management should be based on participation, involving the entire school community, thus providing a democratic and political experience in the education space, strengthening citizenship and fulfilling the social function of the school. The school is a space for the promotion of partnerships between the managers, the students, the family and the surrounding community, which, based on ethically oriented actions, seeks to build a just reality. Therefore, this work verifies which paths management can and should take to favor the experience of meaningful, humane learning and integral formation. en
dc.description.sponsorship other pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;641
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Management and school en
dc.subject Citizenship en
dc.subject Education en
dc.subject Ethics en
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Gestão e escola pt_BR
dc.title Ética na gestão escolar para a construção de uma escola cidadã pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 pt_BR
dc.contributor.referee2 Eggert, Edla
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8360909218928418 pt_BR
dc.description.resumo Essa pesquisa bibliográfica estuda qual o papel do gestor e da gestora escolar, no trato do seu trabalho diário, pedagógico e administrativo. Descreve-se aqui, como a devida incorporação da ética na gestão escolar, instigando valores e princípios, pode colaborar para a formação de uma escola que almeja a melhoria do processo ensino-aprendizagem, mais cidadã. As ações do gestor e da gestora estão diretamente associadas às decisões éticas, são aços que fazem a diferença no aprendizado dos alunos e das alunas. A gestão escolar colabora com a formação plena do ser humano, cidadão e cidadã, autônomo e autônoma e ético e ética. Este trabalho pretende refletir o papel do gestor e da gestora escolares na construção de um espaço de educação continuada que promova a valorização e manutenção da consciência da cidadania, tendo como uma das ações motrizes as determinações da gestão pautada na ética. A visão dos autores e das autoras pesquisados, parte do princípio que a gestão escolar deve ser pautada na participação, envolvendo toda a comunidade escolar, pois assim propicia uma vivência democrática e política no espaço de educação, fortalece a cidadania e cumpre com a função social da escola. A escola é um espaço de promoção de parcerias entre os gestores e as gestoras, os alunos e as alunas, a família e a comunidade do entorno, que a partir de ações orientadas pela ética busca da construção de uma realidade justa. Portanto, esse trabalho verifica quais caminhos a gestão pode e deve trilhar para favorecer a vivência de aprendizado significativa, humana e de formação integral. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3334786836396931 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 pt_BR


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