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dc.creatorRibeiro, Mario Bueno
dc.date.accessioned2016-07-25T15:20:17Z-
dc.date.available2010-01-13
dc.date.available2016-07-25T15:20:17Z-
dc.date.issued2009-08-10
dc.identifier.citationRIBEIRO, Mario Bueno. Andarilhagens pelo mundo: Paulo Freire no Conselho Mundial de Igrejas - CMI. 2009. 233 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/99-
dc.description.abstractIn the actually economic models where sometimes profit it´s the aim ambition of some groups of people. All of the socials engagement centers has been usually subordinate to keep safe all of minority´s privileges which is supported by endless majority´s oppression. Since the XV century, a massive policy, called by colonialism has been established by iberic countries over crowed of people. This policy received an official seal of Church which had the responsibility to administrate international rights and used to concede occupation s permission. As a consequence; in this areas, it were created colonial mentality. Thought independent, colonies have been keeping this kind thought witch must to be changed, reason why oppressed people judge themselves not able to face this situation, this group of people have been fed by religious determinism. This work treats to Paulo Freire´s trajectory in part to World Council of Churches (WCC). Both of them were born in the XX century. Paulo Freire it´s a person, WCC it´s an International Found. Both efforts are common, it means: to contribute with Missio Dei seeking freedom of human person. The first one helps with his epistemological praxis and the second one with the financial support and both with humanities desires of freedom. The Paulo Freire´s trajectory in Brazil, Chile and USA it´s seemed in the chapter one and second one talks about the WCC. The chapter three it´s reserved to broach Paulo Freire´s trajectory from WCC. This work also offers us itinerary readings. It´s just contributions to keep in evidence all of Hope´s walkers ideals whose represents conscietization in the first sight e finally followed by freedom and human emancipation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectConselho Mundial de Igrejaspor
dc.subjectConscinetizaçãopor
dc.subjectLibertaçãopor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectPaulo Freireeng
dc.subjectWorld Council of Churcheseng
dc.subjectConscientizationeng
dc.subjectFreedomeng
dc.titleAndarilhagens pelo mundo: Paulo Freire no Conselho Mundial de Igrejas - CMIpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee2Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679182448370232por
dc.contributor.referee3Kronbauer, Luiz Gilberto
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231065813001096por
dc.contributor.referee4Garin, Norberto da Cunha
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5289624403705180por
dc.description.resumoNos modelos econômicos em que o lucro é a finalidade subordinam-se todas as instituições sociais para garantir os benefícios de uma minoria, sustentada pela opressão de uma maioria. Nos territórios ocupados pelos países ibéricos desde o século XV estabeleceu-se uma política de controle sobre as massas denominada de colonialismo. Essa política ganhou o selo oficial da Igreja que administrava o direito internacional e autorizava as ocupações. Com isso, criou-se nestes territórios uma mentalidade colonial. Embora independentes, as colônias mantiveram esta mentalidade que deve ser superada e contra a qual os oprimidos se julgavam incapazes de enfrentar, alimentados pelo discurso determinista religioso. Este trabalho trata da trajetória de Paulo Freire e do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Ambos nascidos no século XX. Paulo Freire é uma pessoa, CMI é uma organização internacional. Os esforços de ambos são comuns: contribuir na Missio Dei visando a libertação da pessoa humana. Um contribuiu com sua práxis epistemológica, outro com o aporte financeiro e ambos em resposta aos anseios humanos de libertação. A trajetória de Paulo Freire no Brasil, Chile e Estados Unidos é trabalhada no primeiro capítulo, e a do CMI no segundo capítulo. O capítulo três é reservado para descrever a trajetória de Paulo Freire a partir do CMI. O texto nos oferece leituras de itinerários. É uma contribuição para manter aceso os ideais do andarilho a esperança que são, num primeiro momento, a conscientização, seguida pela libertação e pela emancipação humanapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1650609693574520por
dc.contributor.advisor1Andreola, Balduino Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678521937817570por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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