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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/999
Title: | Parâmetros da educação nos escritos de Ellen G. White: implicações para o currículo e a educação adventista na atualidade |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Wachholz, Wilhelm |
Keywords: | Creation;Redemption;Atheism;Epistemological;True Education;Theistic evolutionism;Criação;Redenção;Ateísmo;Epistemológico;Verdadeira Educação;Evolucionismo teísta |
Issue Date: | 23-Jul-2019 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;651 |
metadata.dc.description.resumo: | Para Ellen White, a educação não se dá apenas no recinto da sala de aula. Para ela, educação acontece no conjunto todo das relações que formamos uns com os outros, das interações com o nosso entorno, mas sobretudo no nosso relacionamento com os nossos pais e com Deus como Criador e Redentor. Na sua ótica, nada escapa ou é alheio a esse processo, especialmente a relação desenvolvida do ser humano para com Deus. Na sua ótica, parte da solução para o ser humano está na aplicação daquilo que ela considera como verdadeira educação, o desenvolvimento integral do ser humano – o desenvolvimento do caráter para a eternidade. Para ela, o espaço onde se dá parte o processo educativo (a escola), deve ser adequado não só às necessidades cognitivas enquanto currículo, mas também propicie o desenvolvimento de todas as outras partes que compõem o ser humano – físico, mental, emocional e espiritual. Portanto, não somente salas de aulas, mas a todo instante, ambiente de interação e aprendizado. O principal objetivo desta investigação, é analisar a filosofia de educação proposta nos escritos de Ellen G. White, comparando os resultados nessa área dentro da igreja Adventista do Sétimo Dia. Vivemos em uma sociedade dinâmica e de mudanças muito rápidas. Os mesmos valores éticos e morais que eram interpretados e considerados como valores bíblicos absolutos pela igreja cristã do passado, atualmente são questionados – a verdade na sociedade atual não é mais considerada como absoluta, deixando as igrejas sob a influência direta dos sistemas educacionais. Poderiam os conceitos éticos serem alterados? São fixos/absolutos? No contexto do Adventismo, por exemplo, como operar tais sistemas (de saúde e educacional), que em Ellen White tem parâmetros fixos, assim como na Bíblia, e ao mesmo tempo fazer face a tamanho relativismo da sociedade moderna. Dentro desse confronto de valores éticos, como sobreviver? Existiria um ponto de equilíbrio? É a instituição adventista coerente com os escritos de Ellen White? Ou é conivente com a situação de uma sociedade que parece mais estar em bancarrota do que crescendo em valores morais? Conforme White, a fiabilidade de uma instituição educacional ou de saúde adventista, está na vida pessoal daqueles que estão ligados a tais instituições. A boa conduta, que segundo ela procede de um coração convertido, deve pautar a vida de cada professor, de cada profissional de saúde dessas instituições. Seus valores não devem ser baseados naquilo que é ditado pela sociedade, mas pela Palavra de Deus. |
Description: | 93 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/999 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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