Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/997
Title: A educação religiosa como pressuposto para redução da vulnerabilidade infantil na comunidade do Bairro Grande Terceiro em Cuiabá (MT)
metadata.dc.creator: Spalatti, Aurimar Silvestre
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Infant vulnerability;Family negligence;Public policies;Theology;Vulnerabilidade Infantil;Negligência Familiar;Políticas Públicas;Teologia
Issue Date: 2-Jul-2019
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;646
metadata.dc.description.resumo: O objetivo dessa pesquisa é analisar a questão da vulnerabilidade infantil, da família negligenciada e negligente. Com isso, pretende rever a questão no que tange ao sistema das relações políticas públicas brasileiras, que tendem a disponibilizar recursos a classes menos favorecidas, ou seja, carentes, necessitadas dos benefícios outorgados a elas. A metodologia empregada é a bibliográfica, destacando a análise do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Constituição Federal. Os estudos e as publicações consultados revelaram que a situação da infância é muito vulnerável, de risco, em todos os aspectos ambientais e sociais ao seu redor, inclusive com grande ocorrência na própria família, comunidade, escola, rua e igreja. Constatou-se também a urgente necessidade de encontrar um caminho de modo a dar a sustentabilidade teológica no que tange à educação cristã, moral, ética, ao cuidado, à proteção às crianças e à resiliência. Pode-se alegar que o coração das crianças e adolescentes é de quem chega primeiro. É possível compará-lo a um terreno fértil para o plantio de valores, como o amor à família, à convivência na sociedade e à própria vida no percurso da infância. Por essa razão, percebe-se que não é cabível descuidar, negligenciar esses pequeninos. Acresce-se, ainda, que se pode afirmar que o centro de toda estrutura teológica se estabelece ao redor e a partir da criança. Na Bíblia Sagrada, no Livro de Mateus 19.14, Jesus disse: “Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos céus”. Essa Palavra de Jesus adverte mostrando as fragilidades, e coloca as crianças entre os grupos mais vulneráveis dos tempos de Jesus; de maneira exemplar, ele dedicava amor e carinho aos pequeninos.
Description: 73 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/997
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
spalatti_as_tmp646.pdfTexto completo pdf561.54 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons