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Title: Pressupostos teológicos e litúrgicos da música inculturada nas celebrações do Conselho Mundial de Igrejas
metadata.dc.creator: Illenseer, Louis Marcelo
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Music;Worship;Ecumenism;Practical Theology;World Council of Churches;Enculturation;Ecumenismo;Teologia Prática;Música;Culto;Inculturação;Conselho Mundial de Igrejas
Issue Date: 8-Mar-2019
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TM;349
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca compreender os papeis da música inculturada no contexto do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e, também, quais são os pressupostos teológicos e litúrgicos que embasam o espaço significativo deste tipo de repertório nas celebrações ecumênicas. A pesquisa é dividida em introdução, três capítulos e conclusão. O primeiro capítulo após a introdução, denominado Panorama histórico sobre Culto no CMI: das origens até a Quarta Assembleia de Upsalla (1968) aborda o desenvolvimento do culto ecumênico desde os primórdios do Conselho Mundial de Igrejas, desde os trabalhos do comitê Fé e Ordem em suas reuniões ordinárias até a quarta assembleia que ocorreu em Upsalla. Ainda no primeiro capítulo, alguns pressupostos teológicos são observados a partir da compreensão de culto, liturgia e música no contexto ecumênico. O segundo capítulo, denominado Música da Igreja, Inculturação e Ecumenismo conceitua a música sacra, indissociável do culto cristão, no âmbito da inculturação. Analisa o seu papel teológico e litúrgico como performance e serviço diaconal em detrimento de sua funcionalidade no culto. O segundo capítulo também reflete conceitos de inculturação e como esta influencia a vida de culto do movimento ecumênico, especialmente depois do Concílio Vaticano II dos anos de 1960. O terceiro capítulo, A Música Inculturada no CMI: Pressupostos musicais apresenta uma seleção de canções inculturadas publicadas pelo CMI e propõe, a partir da análise musical destas em junção com os pressupostos estabelecidos, uma reflexão que conceitua a música inculturada na esfera da diversidade, definindo-a como a música que melhor representa os anseios do ecumenismo.
Description: 115 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/990
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