Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/984| Title: | Ensino religioso com adolescentes: em escolas confessionais luteranas da IECLB | 
| metadata.dc.creator: | Streck, Gisela Isolde Waechter | 
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Daunis, Roberto Antonio | 
| Issue Date: | Sep-2000 | 
| Publisher: | Faculdades EST | 
| Series/Report no.: | TD;21 | 
| metadata.dc.description.resumo: | Uma análise da disciplina Ensino Religioso com adolescentes na escola confessional luterana da IECLB. A primeira parte, aborda o surgimento das escolas confessionais luteranas ligadas especialmente ao Sínodo Riograndense que, posteriormente, com outros Sínodos eclesiásticos, formou a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB. O surgimento das escolas luteranas é visto a partir da realidade do sistema educacional brasileiro e seu desenvolvimento nas diferentes etapas históricas. A pergunta sobre a realidade do Ensino Religioso nas escolas, assim como as decisões e providências tomadas pela IECLB em relação à disciplina, finalizam esta primeira parte. A segunda parte, pergunta pela proposta pedagógica luterana, a partir da teologia e do pensamento pedagógico de Martinho Lutero. A proposta pedagógica do ensino cristão, como identidade da escola luterana a partir do seu fundamento evangélico, determina o cotidiano escolar e estabelece um diferencial para a escola luterana no contexto educacional brasileiro. A terceira parte, aborda a fase da adolescência, nos seus aspectos biológicos, psicossociais e cognitivos, a partir das teorias do desenvolvimento. Um aspecto importante é a questão da religiosidade de adolescentes. Para responder esta questão, foi realizada uma pesquisa social, com perguntas sobre Deus e fé. A quarta e última parte, pergunta pela natureza da disciplina Ensino Religioso numa escola confessional luterana. A resposta é buscada levando em conta a proposta pedagógica do ensino cristão e as necessidades de adolescentes, como mostradas pela pesquisa social, realizada com alunos e alunas que freqüentam a disciplina. A última parte, finaliza com uma proposta de trabalho com adolescentes, na escola confessional luterana, a partir das características da adolescência e das necessidades que esta fase da vida determina para o ser humano. O Ensino Religioso com adolescentes, na escola confessional, deveria ser um espaço ecumênico, seguro e protegido, onde adolescentes pudessem colocar suas dúvidas e perguntar pelo sentido da vida e do futuro, recebendo respostas fundamentadas na ação de Deus, sendo orientados/as a tomarem decisões e fazerem escolhas, para poderem se integrar gradativamente na sociedade de adultos, como pessoas autônomas e responsáveis. | 
| Description: | 337 p. | 
| URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/984 | 
| Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| streck_giw_td21.pdf | Texto completo pdf | 7.19 MB | Adobe PDF | View/Open | 
This item is licensed under a Creative Commons License
     
    

