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Title: Educação a distância (EAD): a realidade brasileira e as contribuições de Otto Peters
metadata.dc.creator: Hickel, Melita
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Educação a Distância;Otto Peters;FernUniversität;Legislação da EAD;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Distance Education;Otto Peters;FernUniversität;DE Legislation
Issue Date: 21-Oct-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: HICKEL, Melita. Educação a distância (EAD): a realidade brasileira e as contribuições de Otto Peters. 2009. 178 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: A Tese de Doutorado apresentada a seguir é fruto da pesquisa realizada por sua autora a partir de sua promoção direta para o Doutorado, após a aprovação no Exame de Qualificação para o Mestrado, além de anotações em atividades anteriormente desenvolvidas e que têm relação direta com o tema. A pesquisa em questão tem como objeto de estudo a modalidade de ensino Educação a Distância e como principal embasamento teórico a obra do Prof. Dr. Otto Peters e a análise da Legislação Brasileira da área, bem como de pesquisadores brasileiros de EAD e a breve apresentação de quatro Universidades localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. No primeiro capítulo, é apresentada uma breve biobibliografia do Prof. Peters e alguns dos principais fatores presentes em sua obra e de extrema relevância para a EAD. Otto Peters foi o fundador e primeiro reitor da FernUniversität (FU) in Hagen, Universidade a Distância da Alemanha, que está em funcionamento desde o início de dezembro de 1974, além de ser ícone e referência na área e muito ter contribuído e ainda contribuir para o crescimento da EAD e para que a mesma tenha alcançado a credibilidade e o reconhecimento que esta modalidade de ensino goza nos nossos dias. Neste capítulo, também há o registro de dados sobre a FernUniversität e da entrevista com o Prof. Peters realizada em Hagen. O segundo capítulo é destinado à apresentação da legislação brasileira para a modalidade de ensino estudada e a análise de alguns de seus aspectos mais significativos e relevantes para o presente estudo. Também é apresentado o panorama da EAD no Brasil e brevemente a proposta de trabalho na área de EAD de quatro IES gaúchas. O terceiro capítulo aborda uma série de questionamentos e reflexões pertinentes à EAD e uma tentativa de respostas a eles.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/98
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