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Title: As contribuições do Centro Social Nossa Senhora do Amparo, em Valença-BA, na relação com as concepções do cuidar, educar e brincar na educação infantil, numa perspectiva humana e social
metadata.dc.creator: Pereira, Maria do Amparo Menezes
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Infância;Educação Infantil;Cuidado;Formação de professor;Aprendizagem;Infancy;Basic Education;Caregiving;Teacher formation;Learning
Issue Date: 15-Mar-2019
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;637
metadata.dc.description.resumo: Os estudos aqui apresentadas fazem parte do trabalho de pesquisa desenvolvido no Centro Social Nossa Senhora do Amparo-Creche, administrado pelas Irmãs Mercedárias, em parceria com a Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Valença, Bahia. Traz a memória da referida instituição, bem como os serviços ofertados às crianças, destacando seu campo de atuação entre as concepções do cuidar, educar e brincar, perpassando pela atuação e formação dos professores, bem como suas ações pedagógicas. Assim, buscou-se analisar o percurso de atendimento à criança, proporcionando uma reflexão sobre essas concepções no contexto histórico da Educação Infantil nessa instituição, compreendendo a noção de criança como historicamente construída, que vem se transformando ao longo dos tempos. Nesse contexto, tal percurso propicia observações sobre a importância da instituição Centro Social Nossa Senhora do Amparo, não apenas como um espaço de apoio educacional e social para as crianças carentes do município de Valença como suas ação pedagógicas e também de cunho comunitário, mas também de estudos para fomentar as discussões acerca da identidade e formação do profissional de Educação Infantil e, consequentemente, dos profissionais que atuam no Centro Social Nossa Senhora do Amparo, refletindo sobre como essa atuação corrobora para uma práxis pedagógica alicerçada em um projeto político pedagógico que sistematiza o perfil da instituição educacional, definindo a proposta de aprendizagem, as demandas, a estrutura, enfim, a sua identidade, configurando-se como um dos instrumentos de construção de ações afirmativas na instituição, fundamentando sua práxis educativa na oferta de uma educação de qualidade para a criança, nas suas especificidades cognitivas, afetivas, emocionais e sociais.
Description: 78 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/979
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