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dc.creatorPereira, Maria do Amparo Menezes-
dc.date.accessioned2019-06-25T19:46:47Z-
dc.date.available2019-06-25T19:46:47Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/979-
dc.description78 p.pt_BR
dc.description.abstractThe studies presented here are part of the research carried out at the Nossa Senhora do Amparo-Child Care and Social Center, managed by the Mercedária Sisters, in partnership with the Municipal Public-School Network of the city of Valença, Bahia. It brings to memory the referred institution as well as the services offered to the children, highlighting its work field among the conceptions of caring for, educating and playing, permeating the work and formation of the teachers, as well as their pedagogical actions. Thus, the quest was to analyze the trajectory of service to the children, propitiating a reflection about these conceptions in the historical context of Basic Education in this institution, understanding the notion of child as being historically constructed, and which is in constant transformation throughout time. In this context, such a trajectory propitiates observations about the importance of the Nossa Senhora do Amparo Social Center institution, not only as a space of educational and social support for the poor children of the municipality of Valença with its pedagogical actions and also its community character, but also as a space of studies to foment discussions around the theme of the identity and formation of the professional of Basic Education and, consequently, of the professionals who work in the Nossa Senhora do Amparo Social Center, reflecting about how this work corroborates a pedagogical praxis founded on a pedagogical political project which systematizes the profile of the educational institution, defining the learning proposal, the demands, the structure, in sum, its identity, configuring itself as one of the instruments of constructing affirmative actions in the institution, basing its educational praxis on the offer of a quality education for the children, in their cognitive, affective, emotional and social specificities.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;637-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInfancyen
dc.subjectBasic Educationen
dc.subjectCaregivingen
dc.subjectTeacher formationen
dc.subjectLearningen
dc.titleAs contribuições do Centro Social Nossa Senhora do Amparo, em Valença-BA, na relação com as concepções do cuidar, educar e brincar na educação infantil, numa perspectiva humana e socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Laura Franch Schmidt da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005pt_BR
dc.contributor.referee2Nörnberg, Marta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7467574585513397pt_BR
dc.description.resumoOs estudos aqui apresentadas fazem parte do trabalho de pesquisa desenvolvido no Centro Social Nossa Senhora do Amparo-Creche, administrado pelas Irmãs Mercedárias, em parceria com a Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Valença, Bahia. Traz a memória da referida instituição, bem como os serviços ofertados às crianças, destacando seu campo de atuação entre as concepções do cuidar, educar e brincar, perpassando pela atuação e formação dos professores, bem como suas ações pedagógicas. Assim, buscou-se analisar o percurso de atendimento à criança, proporcionando uma reflexão sobre essas concepções no contexto histórico da Educação Infantil nessa instituição, compreendendo a noção de criança como historicamente construída, que vem se transformando ao longo dos tempos. Nesse contexto, tal percurso propicia observações sobre a importância da instituição Centro Social Nossa Senhora do Amparo, não apenas como um espaço de apoio educacional e social para as crianças carentes do município de Valença como suas ação pedagógicas e também de cunho comunitário, mas também de estudos para fomentar as discussões acerca da identidade e formação do profissional de Educação Infantil e, consequentemente, dos profissionais que atuam no Centro Social Nossa Senhora do Amparo, refletindo sobre como essa atuação corrobora para uma práxis pedagógica alicerçada em um projeto político pedagógico que sistematiza o perfil da instituição educacional, definindo a proposta de aprendizagem, as demandas, a estrutura, enfim, a sua identidade, configurando-se como um dos instrumentos de construção de ações afirmativas na instituição, fundamentando sua práxis educativa na oferta de uma educação de qualidade para a criança, nas suas especificidades cognitivas, afetivas, emocionais e sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9840016302021264pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
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