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Title: O papel do leitor e da leitora diante do texto bíblico: uma análise do processo interpretativo
metadata.dc.creator: Souza, Pablo Rangel Cardoso da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Sinner, Rudolf Eduard von
Keywords: Escritura;Hermenêutica;Interpretação bíblica;Scriptures;Hermeneutic;Biblical interpretation
Issue Date: 23-Jan-2019
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;634
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho Final procura compreender o envolvimento triangular entre o autor, o texto e o(a) leitor(a) no caso dos textos da Bíblia cristã. Os autores bíblicos procuram transmitir uma mensagem que entendem ser de acordo com os preceitos de Deus. A compreensão desta intenção autoral depende não apenas do texto em si, mas também do(a) leitor(a) que procura descobrir esta intenção a partir do seu contexto contemporâneo, distante do contexto do autor. Para impedir que esta interpretação se torne unilateral e absoluta, ou aleatória e relativista, é preciso obter maior clareza sobre a dinâmica desse processo triangular entre autor, texto e leitor(a). O presente estudo recorre a literatura pertinente à questão hermenêutica bíblica, mormente de tradição reformada, numa pesquisa bibliográfica e descritiva. O primeiro capítulo está dedicado aos autores bíblicos e seus propósitos, entendendo que refletem a vontade do Autor divino. O segundo capítulo enfoca o texto bíblico como proposta com propósito, sendo veículo de comunicação entre autor e leitor(a), ambos com fé no Autor. O terceiro capítulo se concentra no leitor e na leitora como co-autor interpretativo e co-autora interpretativa que procura fazer uma interpretação atualizada e, ao mesmo tempo, condizente com o propósito original dos autores humanos, entendido como reflexo da mensagem do Autor. O estudo conclui que o leitor e a leitora têm uma responsabilidade hermenêutica em relação ao texto e seus autores, numa co-autoria interpretativa, procurando alinhar-se à mensagem do Autor. Para entrar neste processo triangular não há necessidade de ser um(a) leitor(a) formado(a) em teologia; no entanto, esta serve para esclarecer melhor a dinâmica do processo, suas chances e seus desafios.
Description: 89 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/968
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