Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/963
Title: | A relevância do estilo de liderança para a gestão escolar: uma proposta de fortalecimento e qualidade para o trabalho do gestor da escola pública e privada da educação básica |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Maria Auxiliadora Lima dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Herbes, Nilton Eliseu |
Keywords: | Gestão;Escola;Participação;Liderança;Management;School;Participation;Leadership |
Issue Date: | 15-Jan-2019 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;631 |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar dentro do contexto da educação no Brasil a gestão escolar, tendo como principal foco a atuação do perfil de um gestor escolar nos últimos 50 anos, desde o regime militar até a fase contemporânea, estudando o processo de como este, ocupou o cargo neste período e quais eram as relevâncias consideradas como fundamentais para atuação na escola e para o desempenho de suas funções, quanto ao trato administrativo, pedagógico e principalmente de liderança. Toda abordagem do assunto é pautada em conceitos históricos de organizações escolares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 e a Constituição Federal de 1988, apresenta teóricos que abordam o modelo de gestão participativa e os perfis de liderança como ponto essencial para o profissional de gestão na escola, além dos conceitos relacionados a estes assuntos, como forma e princípios de fortalecimento para a qualidade do ensino é apresentado conceitos acerca da liderança como fundamentais para gestão escolar sob a perspectiva de diversos autores e diversas autoras, como Heloísa Lück, Jonh C. Maxwell, Gilberto Guimarães e Silvio Celestino, esta é a questão central que se dá em discussão dentro de todo trabalho. A pesquisa busca refletir sobre como a liderança transformacional pode auxiliar positivamente o gestor e a gestora na escola, conceituando e apresentando meios de como transformar o profissional de gestão escolar em líder. Toda abordagem utilizada nesta pesquisa é de natureza qualitativa. Considera-se que o ou a profissional para exercer a gestão escolar necessita de uma formação básica de gestão e o conhecimento e prática de liderança, tendo em mente que a gestão compartilhada e a escola formadora de líderes é aquela que possui um gestor ou uma gestora líder. |
Description: | 80 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/963 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
oliveira_mals_tmp631.pdf | Texto completo pdf | 421.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License