Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/959
Title: | Leitura de mundo como experiência: diálogo entre Paulo Freire e Jorge Larrosa |
metadata.dc.creator: | Borges, Márcia Aparecida Barbosa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reblin, Iuri Andréas |
Keywords: | Leitura de Mundo;Experiência;Jorge Larrosa;Paulo Freire;Reading of the World;Experience |
Issue Date: | 20-Dec-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;628 |
metadata.dc.description.resumo: | O tema do presente trabalho é a leitura (do mundo) que ocupa lugar de destaque no ensino da língua portuguesa e que se conjuga com a experiência, indicando a importância da relação entre os sujeitos e seu cotidiano. A partir de pesquisa bibliográfica, o objetivo é compreender a alfabetização e a aprendizagem a partir da leitura do mundo, da realidade do cotidiano e da experiência das pessoas. Busca-se o aporte teórico em Paulo Freire e Jorge Larrosa e suas estratégias pedagógicas de ensino. Destacam-se os conceitos utilizados no processo de alfabetização por Paulo Freire, cujo objetivo era a libertação dos oprimidos e a compreensão da leitura como experiência em Jorge Larrosa a partir dos binômios conceituais ciência/técnica, teoria/prática, experiência/sentido. Desta forma, entrelaçam-se as teorias dos educadores Paulo Freire e Jorge Larrosa acerca da leitura. Freire defende um processo educativo pautado conciliando teoria e prática, cuja aprendizagem ocorre a partir de temas do cotidiano do educando e da educanda, ou seja, da sua experiência, experiência esta destacada por Larrosa. Com isso, compreende-se que o ato da leitura a partir da realidade do cotidiano e da experiência do educando e da educanda desperta o sentimento de pertencimento a uma sociedade, que até então excluía, mas que agora faz do educando e da educanda partícipes cônscios dos seus direitos como cidadão e cidadã uma vez que o processo de escrita/leitura tem a capacidade de atribuir novas perspectivas ao que antes era obscuro e descontextualizado. |
Description: | 65 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/959 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
borges_mab_tmp628.pdf | Texto completo pdf | 814.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License