Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/959
Title: Leitura de mundo como experiência: diálogo entre Paulo Freire e Jorge Larrosa
metadata.dc.creator: Borges, Márcia Aparecida Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Leitura de Mundo;Experiência;Jorge Larrosa;Paulo Freire;Reading of the World;Experience
Issue Date: 20-Dec-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;628
metadata.dc.description.resumo: O tema do presente trabalho é a leitura (do mundo) que ocupa lugar de destaque no ensino da língua portuguesa e que se conjuga com a experiência, indicando a importância da relação entre os sujeitos e seu cotidiano. A partir de pesquisa bibliográfica, o objetivo é compreender a alfabetização e a aprendizagem a partir da leitura do mundo, da realidade do cotidiano e da experiência das pessoas. Busca-se o aporte teórico em Paulo Freire e Jorge Larrosa e suas estratégias pedagógicas de ensino. Destacam-se os conceitos utilizados no processo de alfabetização por Paulo Freire, cujo objetivo era a libertação dos oprimidos e a compreensão da leitura como experiência em Jorge Larrosa a partir dos binômios conceituais ciência/técnica, teoria/prática, experiência/sentido. Desta forma, entrelaçam-se as teorias dos educadores Paulo Freire e Jorge Larrosa acerca da leitura. Freire defende um processo educativo pautado conciliando teoria e prática, cuja aprendizagem ocorre a partir de temas do cotidiano do educando e da educanda, ou seja, da sua experiência, experiência esta destacada por Larrosa. Com isso, compreende-se que o ato da leitura a partir da realidade do cotidiano e da experiência do educando e da educanda desperta o sentimento de pertencimento a uma sociedade, que até então excluía, mas que agora faz do educando e da educanda partícipes cônscios dos seus direitos como cidadão e cidadã uma vez que o processo de escrita/leitura tem a capacidade de atribuir novas perspectivas ao que antes era obscuro e descontextualizado.
Description: 65 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/959
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
borges_mab_tmp628.pdfTexto completo pdf814.71 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons