Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/954
Title: | Ecopedagogia: pedagogia para a vida |
metadata.dc.creator: | Sousa, Maria Aparecida de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schaper, Valério Guilherme |
Keywords: | Ecopedagogia;Ética;Gestão educacional;Ecoempreendedorismo;Sustentabilidade;Eco-pedagogy;Educational management;Eco-entrepreneurship;Sustainability;Ethics |
Issue Date: | 20-Dec-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;621 |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa tem por objeto verificar, ainda que não de maneira exaustiva, a possibilidade e a eficácia de se usar o sistema educacional privado e público como instrumento de difusão da consciência sustentável através da ecopedagogia, utilizando-se, entre outros, conceitos como ecoformação e ecoempreendedorismo. Para isso, será utilizado o procedimento de pesquisa bibliográfica, com base na literatura atual sobre o tema, bem como pesquisa eletrônica. A pesquisa está estruturada em três capítulos. No primeiro, será abordado o conceito de sustentabilidade, a evolução da preocupação com o assunto e as várias áreas de aplicação e dimensões da sustentabilidade. No segundo capítulo, analisaremos a pedagogia e a educação como instrumentos de transformação, bem como a quebra de paradigmas no modelo de pedagogia e a interdisciplinaridade. No terceiro, analisaremos a Ecopedagogia como forma transformadora do educando e da educanda, que, influenciando inicialmente suas famílias, podem contribuir para modificar a sociedade no que tange à conscientização sobre a sustentabilidade planetária. É a educação de dentro para fora da escola. |
Description: | 81 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/954 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sousa_mao_tmp621.pdf | Texto completo pdf | 442.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License