Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/949
Title: | O que se aprende e o que se ensina? Análise metodológica e epistemológica do processo de gestão em Colégio Marista |
metadata.dc.creator: | Degrandis, Fernando |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandenburg, Laude Erandi |
Keywords: | Educação integral;Ethos institucional;Estratégias de aprendizagem;Gestão da cultura;Holistic Education;Institutional Ethos;Strategies of learning;Management of culture |
Issue Date: | 20-Sep-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TD;180 |
metadata.dc.description.resumo: | Os documentos institucionais, especialmente o Projeto Político Pedagógico, revelam opções, fundamentam valores e propõem as aprendizagens essenciais para que os e as estudantes possam aprender em determinada escola confessional. Essas aprendizagens acontecem? Se sim, de que maneira? Se não, o que impede o desenvolvimento desses processos? O objetivo geral desta pesquisa é investigar as estratégias de gestão do processo de ensino e de aprendizagem quanto à sua eficácia. Para tal, foram analisados documentos institucionais, realizado um aprofundamento bibliográfico acerca dos conceitos envolvidos, bem como aplicado questionários ao longo de três anos (2015, 2016 e 2017) em duas escolas maristas do Rio Grande do Sul, contemplando três públicos: estudantes, professoras e professores e gestoras e gestores. A educação marista é fortemente marcada pelos legados deixados pelo fundador do instituto, Marcelino Champagnat, que deu início à obra na França, em 1817. Com olhar atento e sensível às crianças e jovens, propôs uma educação diferenciada, que oportunizasse as aprendizagens das “coisas de Deus e das ciências”. A inspiração de Marcelino Champagnat promoveu às escolas maristas atuais compreender seus processos pedagógicos como integrantes de uma “escola em pastoral”, com processos integrais envolventes a todos os sujeitos. O olhar integral e integrador também está evidenciado na fundamentação teórica, com Lück, Murici e Chaves, Zabala e Arnau e Murad. Através das pesquisas realizadas, pode-se identificar a relação entre aquilo que os documentos institucionais propõem e aquilo que as e os estudantes aprendem. Quanto às estratégias promovidas por docentes e gestores e gestoras, evidencia-se uma gestão da cultura escolar e a promoção de dinâmicas de sala de aula mais vivenciais, que envolvem os discentes integralmente. |
Description: | 150 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/949 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
degrandis_f_td180.pdf | Texto completo pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License