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Title: Análise dos princípios éticos na gestão escolar municipal
metadata.dc.creator: Nunes, Liz Marina Neta de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor1: Schreiber, Dusan
Keywords: Ética;Gestão Escolar;Formação docente;Educação;Ethics;School Management;Teacher Training;Education
Issue Date: 30-Aug-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;606
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como foco de estudo a ética no contexto educacional. A partir disso, investigou-se a realidade do Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Paz, instituição de ensino pública municipal em atuação no sistema educacional de Teresina, no Estado do Piauí. A investigação centrou-se na importância e contribuição da ética para a prática pedagógica dos docentes, com intuito de comprovar como se vivenciam ou não os princípios éticos na gestão escolar numa perspectiva de organização da instituição. Além disso, observou-se a formação de profissionais com vistas ao exercício de uma prática pedagógica reflexiva e emancipatória. Em consonância com o foco de investigação, buscou-se fundamentação teórica a partir de concepções e comentários de autores entre os quais podem ser citados os nomes de Andrade, Perrenoud, Lück, Brasil e Salermo. Então, passou-se a construir uma base teórica em relação à temática posta em estudo, caracterizando esse primeiro momento da pesquisa como bibliográfica. Num segundo momento, estrutura-se uma base filosófica do estudo, sendo apreciadas as concepções de Aristóteles, Cortella, Amorim, Kohlberg e Imannuel Kant em relação ao conceito de ética e sua aplicação no cotidiano escolar. Utilizando-se dos conhecimentos teóricos adquiridos sobre gestão democrática e participativa, e de uma fundamentação teórica, a investigação chega ao campo prático que se consolida a partir da análise da unidade de ensino supracitada. Nesse contexto, foram realizadas leituras de documentos de suma importância, quais sejam: a Legislação da Educação Nacional Brasileira (Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96), o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Referencial Curricular da Educação Infantil, os Parâmetros Curriculares da Educação Infantil e os documentos da escola, como o Projeto Político Pedagógico e o Relatório de Planejamento, elaborado a partir de observações diretas simples e não estruturadas. A análise documental na unidade de ensino pesquisada possibilitou uma visão mais ampla da aplicabilidade dos princípios éticos no cotidiano da instituição educacional. Nesse aspecto, é pertinente enfatizar que a pesquisa é de caráter documental, uma vez que a análise proposta toma como referencial de apreciação a leitura dos documentos supracitados, o que possibilitou a chegada às considerações finais e assinalar a necessidade da continuidade do estudo em futuros projetos de um doutorado, no quais se possa ampliar a extensão da investigação e, certamente, os instrumentos de análise.
Description: 95 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/948
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