Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/940
Title: | Estudo das ações educacionais desenvolvidas pelo projeto “arte criança” na inclusão social de crianças e adolescentes do municipio de Iguatu-CE |
metadata.dc.creator: | Gomes, Antonio Danilo Bandeira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | Inclusão social de crianças;Exclusão social de crianças;Projeto Arte Criança;Infância;Social Inclusion of children;Social Exclusion of children;[Child Art Project];Childhood |
Issue Date: | 5-Oct-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;608 |
metadata.dc.description.resumo: | Estudo qualitativo bibliográfico e documental acerca das ações educacionais desenvolvidas pelo Projeto Arte Criança na inclusão social de crianças e adolescentes do município de Iguatu-CE. No primeiro capítulo é feita uma retrospectiva dos aspectos legais da inclusão social no Brasil, em especial de crianças e adolescentes. É apresentado um breve histórico da infância no Brasil, destacando as vulnerabilidades do processo de inclusão social desse grupo. Especial destaque é dado à situação da infância no estado do Ceará. No segundo capítulo são apresentados os aspectos teóricos e teológicos da inclusão e da exclusão sociais. Faz-se uma análise comparativa entre a inclusão e a exclusão, levantando-se os seus aspectos teóricos para, em seguida, apresentar as perspectivas teológicas da inclusão social. No terceiro capítulo é apresentado o Projeto Arte Criança, seu histórico, suas ações e os resultados obtidos por meio de suas intervenções, como também um tópico avaliativo do projeto. O Projeto Arte Criança surgiu de uma experiência dos artistas Cleodon de Oliveira e Nonato de Moura, numa Colônia de Férias intitulada “Programa Recreio,” na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Filgueiras Lima”, localizada no bairro Veneza, em Iguatu-CE. Naquele momento, foram realizadas oficinas de danças folclóricas. As atividades tiveram continuidade no Núcleo da FEBEMCE Projeto Iguatu (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), com atividades de teatros de ator e de bonecos. Constata-se o tamanho da importância e da relevância que assumiu a iniciativa de dois artistas e amigos no sentido de promover a Arte e a Educação no município de Iguatu. Houve inúmeros momentos de ameaça de descontinuidade do PAC em função dos solavancos do cenário econômico e político no âmbito nacional, estadual e local. Durante toda a sua existência, o PAC e suas ações se ressentiram da insuficiência de recursos financeiros, materiais e de pessoal. O objetivo deste trabalho é conhecer as ações educacionais desenvolvidas pelo Projeto Arte Criança na inclusão social de crianças e adolescentes do município de Iguatu-CE. |
Description: | 76 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/940 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gomes_adb_tmp608.pdf | Texto completo pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License