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dc.creatorGomes, Antonio Danilo Bandeira-
dc.date.accessioned2019-01-30T16:19:27Z-
dc.date.available2019-01-30T16:19:27Z-
dc.date.issued2018-10-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/940-
dc.description76 p.pt_BR
dc.description.abstractThis is a bibliographic, qualitative and documental study about the educational actions developed by the Projeto Arte Criança [Child Art Project] of social inclusion of children and adolescents of the municipality of Iguatu-CE. In the first chapter a retrospective is made of the legal aspects of social inclusion in Brazil, especially of children and adolescents. A brief history of childhood in Brazil is presented, highlighting the vulnerabilities of the process of social inclusion of this group. Special attention is given to the situation of children in the state of Ceará. In the second chapter the theoretical and theological aspects of social inclusion and exclusion are presented. A comparative analysis between inclusion and exclusion is made, presenting their theoretical aspects, after which the theological perspectives of social inclusion are presented. In the third chapter the Projeto Arte Criança is presented, along with its history, its actions and the results obtained through its interventions, as well as an evaluative topic of the project. The Projeto Arte Criança emerged from an experience of the artists Cleodon de Oliveira and Nonato de Moura, in a Vacation Camp entitled “Programa Recreio,” [Recreation Program] at the State School of Fundamental and Secondary Education “Filgueiras Lima”, located in the Veneza neighborhood in Iguatu-CE. At that moment, folcloric dance workshops were carried out. The activities continued in the Nucleus of the FEBEMCE Projeto Iguatu (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor [State Foundation for the Well Being of the Minor]), with activites of actor and puppet theaters. The great importance and relevance which the initiative of the two artists and friends took on was perceived in the sense of promoting Art and Education in the municipality of Iguatu. There were innumerable moments of threats to discontinue the PAC due to the jolts in the economic and political scenario at the national, state and local levels. During all of its existence the PAC and its actions felt deeply the lack of financial, material and human resources. The goal of this paper is to get to know the educational actions developed by the Projeto Arte Criança for the social inclusion of children and adolescents of the municipality of Iguatu-CE.en
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;608-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão social de criançaspt_BR
dc.subjectExclusão social de criançaspt_BR
dc.subjectProjeto Arte Criançapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSocial Inclusion of childrenen
dc.subjectSocial Exclusion of childrenen
dc.subject[Child Art Project]en
dc.subjectChildhooden
dc.titleEstudo das ações educacionais desenvolvidas pelo projeto “arte criança” na inclusão social de crianças e adolescentes do municipio de Iguatu-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bobsin, Oneide-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895594646147746pt_BR
dc.contributor.referee2Custódio, Elivaldo Serrão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819683729192070pt_BR
dc.description.resumoEstudo qualitativo bibliográfico e documental acerca das ações educacionais desenvolvidas pelo Projeto Arte Criança na inclusão social de crianças e adolescentes do município de Iguatu-CE. No primeiro capítulo é feita uma retrospectiva dos aspectos legais da inclusão social no Brasil, em especial de crianças e adolescentes. É apresentado um breve histórico da infância no Brasil, destacando as vulnerabilidades do processo de inclusão social desse grupo. Especial destaque é dado à situação da infância no estado do Ceará. No segundo capítulo são apresentados os aspectos teóricos e teológicos da inclusão e da exclusão sociais. Faz-se uma análise comparativa entre a inclusão e a exclusão, levantando-se os seus aspectos teóricos para, em seguida, apresentar as perspectivas teológicas da inclusão social. No terceiro capítulo é apresentado o Projeto Arte Criança, seu histórico, suas ações e os resultados obtidos por meio de suas intervenções, como também um tópico avaliativo do projeto. O Projeto Arte Criança surgiu de uma experiência dos artistas Cleodon de Oliveira e Nonato de Moura, numa Colônia de Férias intitulada “Programa Recreio,” na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Filgueiras Lima”, localizada no bairro Veneza, em Iguatu-CE. Naquele momento, foram realizadas oficinas de danças folclóricas. As atividades tiveram continuidade no Núcleo da FEBEMCE Projeto Iguatu (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), com atividades de teatros de ator e de bonecos. Constata-se o tamanho da importância e da relevância que assumiu a iniciativa de dois artistas e amigos no sentido de promover a Arte e a Educação no município de Iguatu. Houve inúmeros momentos de ameaça de descontinuidade do PAC em função dos solavancos do cenário econômico e político no âmbito nacional, estadual e local. Durante toda a sua existência, o PAC e suas ações se ressentiram da insuficiência de recursos financeiros, materiais e de pessoal. O objetivo deste trabalho é conhecer as ações educacionais desenvolvidas pelo Projeto Arte Criança na inclusão social de crianças e adolescentes do município de Iguatu-CE.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9663062820410038pt_BR
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/390614469261947pt_BR
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