Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/936
Title: Aprender brincando em pleno século XXI: o uso da robótica educacional no processo ensino aprendizagem em um diálogo com pensamento teológico-educacional de Rubem Alves
metadata.dc.creator: Souza, Wagner Faria de
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Robótica Educacional;Ensino-Aprendizagem;Ludicidade;Tecnologia;Inovação;Robotics Educational;Playfulness;Technology;Innovation;Teaching-Learning
Issue Date: 17-Dec-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;626
metadata.dc.description.resumo: A inclusão das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem tem sido um desafio abordado devido a numerosos fatores que envolvem a competência de difusão do conhecimento aos discentes pelos docentes, de modo claro e simplificado, também pelas dificuldades apresentadas dos estudantes, onde este desafio é enfrentado por professores(as) nos anos iniciais do ensino médio, principalmente nos cursos técnicos da área de exatas, especialmente pela complexidade envolvida na abstração de problemas lógicos. O presente Trabalho Final de Mestrado Profissional propõe o uso da robótica educacional no processo ensino-aprendizagem em um diálogo com pensamento teológico-educacional de Rubem Alves, através de reflexões, informações e ações realizadas em um estudo de caso no Instituto Federal do Paraná – Campus Paranavaí. O trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre leituras de textos dos autores voltados ao tema e análise do estudo de caso. Com o uso da robótica educacional, busca-se a inclusão através de um processo lúdico, estimulante, motivacional e desafiador, valorizando os saberes dos estudantes, o relacionamento interpessoal, estando preocupado não somente com o informar, mas com o formar, adaptando as novas mídias ao modo de ser de cada estudante dentro de sua realidade social, cultural e comunitária. O processo de aprendizagem através do lúdico, torna-se mais objetivo e vivencial, pois as tarefas lúdicas permitem à criança e ao adolescente desenvolverem suas capacidades criativas, expondo seus desejos e sentimentos estimulando sua capacidade imaginativa e fantasiosa. As ferramentas tecnológicas tornaram-se instrumentos facilitadores na metodologia de ensino educacional permitindo a aproximação de discentes e docentes, inclusive daqueles que possuem algum tipo de deficiência no processo de aprendizagem. A inserção da robótica educacional como meio de ensino-aprendizagem no ambiente escolar teve que romper alguns paradigmas até ser aceita e reconhecida como um instrumento capaz de explorar a capacidade cognitiva, expressando e explorando suas próprias ideias, promovendo a quebra de paradigmas das salas de aulas tradicionais, propiciando a interdisciplinaridade através de temas relevantes aos discentes que desenvolverão o projeto através de uma pesquisa exploratória, onde serão instigados a buscarem soluções aos problemas propostos através de um processo de criação, exploração e questionamentos. As transformações relacionadas às tecnologias digitais cada vez mais estabelecem as formas de educação na atualidade. Desta forma temos o uso da robótica educacional em consonância com o pensamento teológico-educacional de Rubem Alves, através da ludicidade e experimentação, empreendendo ações coletivas com a prática pedagógica, proporcionando crescimento humanizado dos alunos e das alunas, valorizando a tecnologia como meio no processo ensino-aprendizagem, lembrando sempre que não se trata de uma tarefa simples, pois estamos em constantes mudanças.
Description: 68 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/936
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Souza_wf_tmp626.pdfTexto completo pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons