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Title: Relação família e escola e a contribuição do projeto professor diretor de turma
metadata.dc.creator: Holanda, Maria Gneglauda
metadata.dc.contributor.advisor1: Herbes, Nilton Eliseu
Keywords: Família;Escola;integração;Professor Diretor de Turma;Family;School;Integration;Class Director;Teacher
Issue Date: 24-Oct-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;617
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa investiga a relação família e escola, analisando-se o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) da Escola de Ensino Médio, Francisco Holanda Montenegro (EEMFHM), situada no distrito José de Alencar, município de Iguatu, região centro-sul do Ceará, tem contribuído de forma efetiva na integração da família com a escola. O público desta pesquisa conta com professores e professoras, núcleo gestor, pais e mães, alunos e alunas da 3ª série do ensino médio da EEMFHM do ano de 2017. O público soma 42 jovens, com suas respectivas famílias, três diretores de turma (DT) que passaram pela turma, demais professores e professoras, diretor e coordenador pedagógico. O projeto em estudo dentre suas funções promove acesso à comunidade escolar, aproximando a família da escola, criando espaço de participação efetiva das mesmas no cotidiano escolar, para que surja a responsabilidade como consequência. Essa corresponsabilidade entre estas instituições se faz necessária para a construção de meios favoráveis para a aprendizagem, sendo fundamental que a família participe de forma efetiva da vida escolar de seus filhos e suas filhas, complementando o trabalho desempenhado pela escola e estabelecendo uma relação de confiança com a referida instituição, para que o processo de construção do conhecimento se dê de forma eficaz. Para tanto, a pesquisa conta com estudo bibliográfico, apresentando reflexões sobre a importância de uma educação que promova uma formação integral e integrada na busca de promover a participação efetiva de todos os e todas as agentes responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem. Com base na natureza e no objetivo deste trabalho, a abordagem da investigação se pautou numa pesquisa qualitativa/quantitativa, por possibilitar um estudo de documentos disponíveis na instituição e utilizar-se das informações para quantificar os dados coletados. Na análise documental, busca identificar as intervenções pedagógicas e as possíveis contribuições para as duas instituições.
Description: 82 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/933
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