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Title: O confronto entre Übermensch e Superman: reflexões a partir do pensamento nietzschiniano sobre os super-heróis
metadata.dc.creator: Silva, Kerson Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Superaventura;Friedrich Nietzsche;Histórias em quadrinhos;Superaventure;Comics
Issue Date: 24-Apr-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;573
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem por objetivo refletir e problematizar sobre alguns recortes das ideias do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), na tentativa de correlacionar alguns de seus mais importantes conceitos como o Übermensch e os super-heróis da cultura pop americana. O estudo procura apontar os contrastes entre o Superman da cultura pop americana, defensor da moral cristã, sendo a criação do personagem uma clara alusão ao cristianismo, em sua figura mais emblemática, Jesus Cristo. O Superman se apresenta como um dos guardiões dos valores da moral cristã de rebanho, herdeira da matriz platônica na figura de Sócrates e seus sucessores. Já o Übermensch de Nietzsche é aquele que vai propor uma nova moral baseada na vontade de potência, livre de promessas duradouras em mundos transcendentes. Para isso é necessária a aceitação da doutrina do eterno retorno e no amor fati (O amor ao destino), capaz de vencer todo o descrédito da vontade de nada do homem niilista da moral cristã, responsável pelo enfraquecimento do corpo que ajudou a promover a cultura do ressentimento. Nietzsche, por meio de uma empreitada genealógica, pretende desvendar a veia da moral servil, e tentar descobrir como ela veio a se tornar uma das formas hegemônicas de doação de sentido para o mundo ocidental. A superaventura é um âmbito de estudo que permite amplas possibilidades teóricas, e a moralidade se traduz numa temática bastante recorrente deste gênero, sem mencionar que também atrai a atenção de um público fortemente influenciado pela cultura midiática ou até mesmo pelo fascínio que os personagens provocam. A pesquisa também propõe uma perspectiva bem prática na medida em que aproveitará o gancho deixado pela problematização geradora da pesquisa. Vale a pena inovar e apostar em novas metodologias e levá-las até a sala de aula, juntamente com os super-heróis dos quadrinhos, transformando a aula de filosofia num ambiente lúdico e enriquecedor. Isso será proposto mediante um curso de vinte horas contemplando o tema de pesquisa.
Description: 114 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/899
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