Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/895
Title: | A contribuição da metodologia do estudo em células de aprendizagem cooperativa na formação pessoal e social de alunos egressos da EEEP Amélia Figueiredo de Lavor de Iguatu Ceará |
metadata.dc.creator: | Souza, Maria Lucélia Ferreira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Aprendizagem significativa;Aprendizagem cooperativa;Protagonismo estudantil;Significant learning;Cooperative learning;Student protagonism |
Issue Date: | 14-Jun-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;580 |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa analisa a contribuição da metodologia de estudo realizado em Células de Aprendizagem Cooperativa na formação pessoal e social dos/as alunos/as egressos/as, da Escola Estadual de Educação Profissional Amélia Figueiredo de Lavor, localizada no município de Iguatu – Ceará. O estudo apresenta e reflete sobre uma alternativa para a problemática vivenciada ao longo dos anos no campo educacional, pela sociedade contemporânea, que é a qualidade no ensino e na aprendizagem, na perspectiva de uma aprendizagem significativa articulada com os princípios e recursos da Aprendizagem Cooperativa desenvolvida pelo Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE). Para tanto, a pesquisa se pauta em responder questionamentos como: 1. A adoção da metodologia de estudo em células de aprendizagem cooperativa, na sala de aula, pode tornar-se um dos instrumentos importantes no combate à discriminação social e fator de motivação para a aprendizagem e para a melhoria do rendimento acadêmico dos/as alunos/as? 2. Em que medida a aprendizagem cooperativa contribui para o desenvolvimento de competências atitudinais de alunos e alunas, colaborando para mudanças de posturas positivas? 3. A metodologia é uma estratégia eficaz quando se pretende promover a igualdade de oportunidades, a responsabilidade, a cooperação e a autonomia de alunos e alunas? Para a constatação dos fatos, metodologicamente foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando-se de informação documental fornecida pela escola e de um questionário comum ao público, com perguntas relacionadas à sua experiência vivenciada na metodologia. A participação dos e das informantes foi autorizada através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecida (TCLE), conforme recomendam os Critérios da Ética em Pesquisa com Seres Humanos descritos na Resolução nº 466/2012 – item IV do Conselho Nacional de Saúde. |
Description: | 72 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/895 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
souza_mlf_tmp580.pdf | Texto completo | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License