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Title: Escola e família: uma possibilidade de diálogo
metadata.dc.creator: Andrade, Margarette Gonçalves Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Família-escola;Diálogo;Aprendizagem;Family-school;Dialog;Learning
Issue Date: 23-Jan-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;560
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho versa a respeito da importância da interação comunicativa entre família e escola para o aprimoramento da aprendizagem de forma humanizada e integrada. A partir das vivências na escola pública tornou-se visível a compreensão de que, nessa esfera educacional, consolida-se uma defasagem no processo ensino-aprendizagem dos/das estudantes, como também visível foi a concretização das desigualdades sociais, intensificadas pelo sistema opressor globalizante. Para tanto, nesse trabalho de pesquisa, foi realizada uma revisão teórica bibliográfica com abordagem qualitativa, num processo investigativo, estabelecendo um panorama teórico, através do diálogo entre autores como Descartes, Bentham e Bauman buscando a trajetória teórica da construção do pensamento moderno que fomenta a sociedade excludente; autores como Bronfenbrenner, Libâneo e Alícia Fernández na busca de compreender como se dá a aprendizagem ou a não aprendizagem e, finalmente sugerir uma proposta de diálogo à luz das ideias de Cortella, Paulo Freire, Maturana, Varela e principalmente, Habermas e sua Teoria da Ação Comunicativa. O foco dessa dissertação foi a ação dialógica comunicativa entre família e escola como possibilidade de uma educação significativa e transformadora, através da comunicação integradora entre os setores da comunidade escolar. A estratégia proposta foi que essa interação deve ser conduzida pelo/a gestor/a educacional, com o objetivo de integrar família e escola e planejar intervenções efetivas e coerentes, baseadas no diálogo e na ação corresponsável. Com isso tem-se um funcionamento eficaz da escola, melhorando assim a aprendizagem dos/as estudantes e firmando a escola como um espaço para o desenvolvimento humano e para a construção de saberes. Constatou-se também que é esse o espaço para promoção da parceria entre escola e família numa ação educativa corresponsável e de formação de pessoas que visem a alteridade e não a individualidade na busca da construção de uma realidade mais justa. Assim, o objetivo maior desse trabalho dissertativo, foi de verificar quais caminhos podem ser trilhados pela gestão escolar democrática e participativa para firmar parceria com a família dos/as estudantes, favorecendo uma vivência de aprendizagem significativa mais humana e uma formação integral. O resultado é a compreensão da realidade para uma formação humanizada de pessoas que se transformam e promovem intervenções sociais através do diálogo.
Description: 63 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/889
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