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Title: A apropriação das competências estabelecidas nas matrizes curriculares do Brasil Marista para o componente curricular de ensino religioso por estudantes da educação básica
metadata.dc.creator: Lamb, Diego Ismael
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Ensino religioso;Aprendizagem significativa;Competências;Currículo;Educação Marista;Religious education;Meaningful learning;Competencies;Curriculum;Marist education
Issue Date: 4-Jan-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TM;339
metadata.dc.description.resumo: Uma aprendizagem significativa a estudantes é o desejo de todo professor e professora para o exercício gratificante de sua profissão. No entanto, o contexto educacional contemporâneo revela carências elevadas nos resultados de aprendizagem em diferentes instâncias do país, seja nos índices acadêmicos, seja na satisfação dos e das agentes que dele fazem parte. Percebendo as implicações e limitações impostos à educação pela complexidade de nossos tempos e a necessidade de encontrar métodos inovadores e eficazes para a aprendizagem, esta pesquisa pretende refletir criticamente sobre algumas possibilidades de intervenção, especificamente a partir do componente curricular de Ensino Religioso em uma instituição de educação básica. O objetivo desta dissertação é analisar a apropriação de competências estabelecidas pelas Matrizes Curriculares do Brasil Marista para o componente curricular de Ensino Religioso nas avaliações de estudantes concluintes dessa etapa. Para atender ao fito em questão, busca-se fazer um apanhado teórico acerca dos elementos que aportam a aprendizagem significativa de estudantes por meio de metodologias para o desenvolvimento de competências integrais na educação. O incentivo ao protagonismo estudantil alicerçado por práticas de problematização e contextualização dos saberes tem como objetivo uma aprendizagem com sentido e profundamente vinculada à realidade discente. As avaliações de estudantes de ensino médio são analisadas a fim de identificar aspectos relativos ao desenvolvimento de competências que possam amparar a instituição no aperfeiçoamento de seus processos. Ao realizar um apanhado global em relação ao Ensino Religioso na contemporaneidade, busca-se destacar a importância do componente curricular para formação integral de estudantes, no exercício da cidadania.
Description: 173 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/859
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