Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/859
Title: | A apropriação das competências estabelecidas nas matrizes curriculares do Brasil Marista para o componente curricular de ensino religioso por estudantes da educação básica |
metadata.dc.creator: | Lamb, Diego Ismael |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reblin, Iuri Andréas |
Keywords: | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Ensino religioso;Aprendizagem significativa;Competências;Currículo;Educação Marista;Religious education;Meaningful learning;Competencies;Curriculum;Marist education |
Issue Date: | 4-Jan-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TM;339 |
metadata.dc.description.resumo: | Uma aprendizagem significativa a estudantes é o desejo de todo professor e professora para o exercício gratificante de sua profissão. No entanto, o contexto educacional contemporâneo revela carências elevadas nos resultados de aprendizagem em diferentes instâncias do país, seja nos índices acadêmicos, seja na satisfação dos e das agentes que dele fazem parte. Percebendo as implicações e limitações impostos à educação pela complexidade de nossos tempos e a necessidade de encontrar métodos inovadores e eficazes para a aprendizagem, esta pesquisa pretende refletir criticamente sobre algumas possibilidades de intervenção, especificamente a partir do componente curricular de Ensino Religioso em uma instituição de educação básica. O objetivo desta dissertação é analisar a apropriação de competências estabelecidas pelas Matrizes Curriculares do Brasil Marista para o componente curricular de Ensino Religioso nas avaliações de estudantes concluintes dessa etapa. Para atender ao fito em questão, busca-se fazer um apanhado teórico acerca dos elementos que aportam a aprendizagem significativa de estudantes por meio de metodologias para o desenvolvimento de competências integrais na educação. O incentivo ao protagonismo estudantil alicerçado por práticas de problematização e contextualização dos saberes tem como objetivo uma aprendizagem com sentido e profundamente vinculada à realidade discente. As avaliações de estudantes de ensino médio são analisadas a fim de identificar aspectos relativos ao desenvolvimento de competências que possam amparar a instituição no aperfeiçoamento de seus processos. Ao realizar um apanhado global em relação ao Ensino Religioso na contemporaneidade, busca-se destacar a importância do componente curricular para formação integral de estudantes, no exercício da cidadania. |
Description: | 173 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/859 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lamb_di_tm339.pdf | Texto completo | 1.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License