Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/852
Title: O ensino de matemática com os índios Suruí
metadata.dc.creator: Santos, Ozemar Oliveira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Zwetsch, Roberto Ervino
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Educação;Etnomatemática;Povos indígenas;Suruí Paíter;Education;Ethno-mathematics;Indigenous peoples
Issue Date: 10-Jan-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;543
metadata.dc.description.resumo: A dissertação de mestrado tem como tema o ensino de matemática com os índios Suruí. Ao se constatar pela dificuldade apresentada pelos Suruí em matemática no Instituto Federal de Rondônia, na cidade de Cacoal, RO, propõe-se a utilização da etnomatemática como ferramenta pedagógica para o ensino da matemática para os Suruí. A autonomia indígena, com o fim da tutela no Brasil, possibilita aos indígenas a valorização da sua história e da sua realidade, tendo a sua educação como mote para este fim. Desta forma, através de estudo bibliográfico, após reflexão contextual dos indígenas no Brasil e dos Suruí, enfatizando a questão da educação indígena, reflete-se sobre o etnoconhecimento e, por conseguinte, sobre a etnomatemática na educação indígena Suruí, considerando os saberes indígenas.
Description: 72 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/852
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_oo_tmp543.pdfTexto completo743.5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons