Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/849
Title: | Da objeção ao reconhecimento: conflito e superação na constituição da educação teológica formal nas Assembleias de Deus no Brasil |
metadata.dc.creator: | Martins, Orlando Eduardo Capellão |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sinner, Rudolf Eduard von |
Keywords: | LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Educação teológica formal;Experiência religiosa;História do Pentecostalismo;Razão e emoção;Formal theological education;Religious experience;History of Pentecostalism;Reason and emotion |
Issue Date: | 21-Jul-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;519 |
metadata.dc.description.resumo: | A educação teológica formal foi alvo de muitas críticas durante a história das Assembleias de Deus e por meio desta pesquisa procurar-se-á analisar a relação conflitiva entre a educação teológica formal e a experiência religiosa representada no contexto das Assembleias de Deus no Brasil. A costumeira postura de resistência à educação teológica formal foi fruto do anti-intelectualismo, marca do reavivamento, o que criou um dualismo entre a educação teológica formal e a experiência religiosa, a razão e o sentimento. Justifica-se a pesquisa deste tema pelo fato de que, mesmo tendo havido avanços no que diz respeito ao reconhecimento da importância da educação teológica no seio do pentecostalismo, todavia muitos líderes preferem a teologia devocional em detrimento de uma teologia acadêmica de reflexão aprofundada. Teve-se como resultado mais expressivo do conjunto de pesquisas documental e bibliográfica, a confirmação do conflito que houve entre a missão sueca, contrária à fundação de institutos bíblicos e a missão americana, que apoiava a fundação destes institutos. O presente trabalho, desenvolve-se ao longo de três capítulos, nos quais estarão sendo apresentados de forma que sua textualidade interna seja coesa e articulada, sendo que no primeiro capítulo aborda-se a apresentação de fatos históricos que discorrem acerca do desenvolvimento da Educação Teológica nas Assembleias de Deus no Brasil ao longo da história. Já no segundo capítulo, abre-se as discussões sobre o avanço da educação teológica, com o surgimento do primeiro instituto bíblico pentecostal em solo brasileiro. O terceiro capítulo trata das variáveis relacionadas à consolidação e ao fortalecimento da experiência religiosa nas Assembleias de Deus no Brasil a partir da implantação do projeto de “educação teológica formal”, sendo que estes conceitos são aprofundados e correlacionados nas considerações finais, bem como sugestões e contribuições para trabalhos futuros. |
Description: | 95 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/849 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
martins_oec_tmp519.pdf | Texto completo | 926.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License