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Title: | A teoria do caos segundo a física-matemática e da cosmovisão segundo a fé cristã reformada: uma reflexão entre fé e razão |
metadata.dc.creator: | Maciel, Josias |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sinner, Rudolf Eduard von |
Keywords: | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Caos;Teologia Reformada;Tempo;Eternidade;Infinito;Chaos;Reformed theology;Time;Eternity;Infinity |
Issue Date: | 11-Dec-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TD;170 |
metadata.dc.description.resumo: | Esta tese de doutorado procura apresentar uma reflexão entre a fé e a razão. Para tanto se ocupou em investigar sobre os conceitos que caracterizam os fenômenos observados na teoria do caos segundo a física-matemática e, assim, empregando esses conceitos – numa análise comparativa – foi possibilitado o diálogo na construção de analogias com o intuito de mencionar as relações de Deus com o mundo na perspectiva da fé cristã reformada. Para que o objetivo fosse atingido, foram utilizados recursos da leitura, revisão e sistematização de um referencial teórico fundamentado em autores das áreas de física e matemática, tratando sobre o assunto pesquisado – física-matemática: Ian G. Barbour, Amir D. Aczel, Edgar de Alencar Filho, Yoav Ben-Dov, Silvio Bergia, Umberto Bottazzini, Richard P. Brennan, Alberto Gaspar, Niccoló Guicciardini, Michio Kaku, Mario Livio, Gérard Lebrun, Paul L. Meyer, Richard Morris, Isaac Newton, Blaise Pascal, John Polkinghorne, Ilya Prigogine, David Ruelle, Raymond A. Serway, James Gleick, James D. Stein, Ian Stewart, Tipler – entre outros – quanto a fé cristã reformada, foram utilizadas: Confissão Belga (1561), Catecismo de Heidelberg (1563), Segunda confissão Helvética (1566), Cânones de Dort (1619), Confissão de Fé de Westminster (1647), Breve Catecismo de Westminster (1647), Catecismo Maior de Westminster (1648). Tem que se destacar nessas leituras os escritos do ilustre teólogo, Santo Agostinho: A cidade de Deus, O espírito e a letra, A natureza e a graça, A graça de Cristo e o pecado original, A graça e a liberdade, A correção e a graça, A predestinação dos santos, O dom da perseverança, As Confissões e O livre-arbítrio. O desenvolvimento inicial deu-se sob a perspectiva do conceito predominante na teoria do caos de que há uma ordem prevalecente na desordem, assim como há a manifestação da desordem em plena ordem; Na aplicação desse conceito foi feito um paralelo com a abordagem soteriológica, onde, foi apresentado que fenômenos aparentemente desestruturados e aleatórios de fato estão obedecendo a leis simples e, portanto, aparentemente se assemelha a um comportamento sem lei, entretanto, inteiramente governado por lei. Assim, restou decifrar qual é a lei. Na sequência do estudo, efetuou-se uma abordagem investigativa sobre a relação envolvente dos conceitos físico–matemático e dos pilares de sustentação e fortalecimento da fé cristã reformada onde a parte conceitual do tempo foi apresentada na pessoa de Santo Agostinho e, em outro lado, das teorias newtonianas avançou-se até as einsteinianas, culminando numa analogia aos escritos apresentados pelo bispo de Hipona. Por fim, realizou-se uma análise acerca do infinito que na perspectiva teológica tratou sobre a eternidade e na perspectiva matemática foi demonstrado um infinito maior que outros infinitos, culminando em uma analogia entre ambas ciências. Ao final da pesquisa concluiu-se – pelas demonstrações apresentadas – que há uma harmonia na aplicação conceitual do caos físico-matemático em diálogo com a teologia e, assim, as questões apresentadas na tese foram alcançadas. |
Description: | 255 p. il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/847 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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