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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/811
Title: | Por uma vida sem vergonha: vulnerabilidade e graça no cotidiano das mulheres a partir da teologia feminista |
metadata.dc.creator: | Blasi, Marcia |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schaper, Valério Guilherme |
Keywords: | TEOLOGIA FUNDAMENTAL SISTEMÁTICA;Teologia Feminista;Mulheres;Experiência;Vergonha;Culpa;Vulnerabilidade;Graça;Feminist Theology;Women;Experience;Shame;Guilt;Vulnerability;Grace |
Issue Date: | 22-Aug-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TD;167 |
metadata.dc.description.resumo: | Analisa o sentimento de vergonha que impede as mulheres de experimentar a graça de Deus na vida cotidiana. Nomina a vergonha como pecado das mulheres e propõe a redescoberta da vulnerabilidade como caminho para a graça a partir da Teologia Feminista. A primeira parte apresenta a experiência como ponto de partida, e de chegada, na Teologia Feminista e diferencia vergonha e culpa. Baseada na pesquisadora Brené Brown, afirma que a culpa está relacionada a atitudes e a vergonha tem a ver com o ser da pessoa. Propõe a resiliência e empatia como antídoto para a vergonha, mas aponta para a vulnerabilidade como um conceito que precisa ser retrabalhado. A segunda parte pergunta pelo significado teológico da vergonha e afirma que esta é o pecado das mulheres. Analisa como ensinamentos construídos em torno das narrativas de Eva, do pecado original, da obediência e do sacrifício redentor moldam a vida das mulheres dentro da sociedade patriarcal. Utiliza as categorias criadas por Ivone Gebara (para falar do feminino como mal de não ter, não poder, não saber e não valer) e conceitua a vergonha como pecado das mulheres. Se para os homens o pecado é o orgulho, a autonomia, o poder e o amor próprio, para as mulheres, o pecado da vergonha é o autossacrifício, a obediência, a submissão e o amor excessivo às outras pessoas. O Magnificat e o comentário de Lutero sobre o mesmo, sustenta a argumentação de que a confiança em Deus pode fazer grandes coisas também em pequenas e sem vergonha, como foi Maria. A terceira parte aprofunda estudos sobre a vulnerabilidade e utiliza novamente as categorias criadas por Ivone Gebara para afirmar a vulnerabilidade como graça de ter orgulho saudável, autonomia, poder e amor por si mesma. Destaca a importância de redes de mulheres, como espaços de apoio e sororidade, que possibilitem experimentar a graça de Deus na vida cotidiana e a construção conjunta de uma vida sem vergonha. |
Description: | 139 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/811 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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