Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/792
Title: Ética e etiqueta nas relações humanas: uma interação sociocultural e comportamental entre os agentes da educação (escola e trabalho)
metadata.dc.creator: Silva, Raimundo da
metadata.dc.contributor.advisor1: Schreiber, Dusan
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Educação infantil;Ambiente escolar;Etiqueta profissional;Moral;Eticidade;Child Education;School Environment;Professional Etiquette;Moral;Eticity
Issue Date: 28-Jun-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;511
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho abordará, em sua essência, vários aspectos da Ética, enquanto estudos que envolvem juízos de valor apreciativo da postura do homem. Valores estes que podem ser propícios a julgamentos de qualidade. O trabalho também abordará a fusionalidade entre as Relações Humanas e a Etiqueta Comportamental, uma vez que esta é vista como modelo de forma de conduta pessoal. Neste caso, o comportamento vem a ser o sinônimo de boa conduta e também de educação, pois ele é imprescindível no que se refere à competência de relacionar-se com o outro. Por sua vez, as relações humanas passam a demonstrar capacidade de interação, isto é, dar e receber, nos relacionamentos fraternos de amizades, amorosos e entre outros, visando tornar os seres humanos maduros os suficientes. Logo, o comportamento é extremamente influente nas relações entre as pessoas, podendo trazer vários benefícios aos que estão em interação, como também várias dificuldades no relacionamento entre as pessoas. Em vista disso, pode-se, então, melhorar a persuasão e as ligações nos relacionamentos interpessoais. Atitudes, posturas e maneira de lidar com situações adversas tornam o profissional em Educação, um ator social mais seguro, agradável, espontâneo e de alta aceitabilidade pelo público (outros colegas de trabalho e profissional, pais de alunos e educandos). Consequentemente, esse profissional, em sua maioria, pode até produzir com muito mais disposição, seja nas horas difíceis ou prazerosas do vínculo do ambiente escolar. Foi utilizado, para este trabalho, pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários (atividade de campo), devidamente autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdades EST na Escola Municipal de Ensino Infantil “Professora Ana Pinheiro de Oliveira”, localizada na Cidade de Primavera, no bairro Leitelândia, com os agentes que fazem a educação nesse referido estabelecimento de ensino. As respostas foram bastante diversificadas no que diz respeito às percepções desses agentes quanto à ética, a moral, as relações humanas interpessoais e etiqueta comportamental, mostrando, dessa forma, o caráter amplo desses temas. Os agentes em educação, principalmente, os professores e as professoras constituem importantes modelos e também funcionam como ambiente social relevante para a emissão de comportamentos de seus alunos e suas alunas e dos seus próximos.
Description: 90 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/792
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_r_tmp511.pdfTexto completo813.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.