Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/790
Title: Análise do projeto plataforma Paulo Freire - PARFOR - na ótica da gestão: um estudo de caso no município de Santo Antônio de Jesus (BA)
metadata.dc.creator: Guedes, André de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Gestão;Democracia;Planejamento;Liderança;Management;Democracy;Planning;Leadership
Issue Date: 10-Jul-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;524
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho intitulado: Análise do Projeto Plataforma Paulo Freire - PARFOR - na ótica da gestão: um estudo de caso no município de Santo Antônio de Jesus (Ba), tem por objetivo analisar os resultados do PARFOR sob a ótica da gestão, no município de Santo Antônio de Jesus (BA). As mudanças atuais no mundo do trabalho, especialmente na educação, exigem que mesmo as escolas remodelem seus modelos de gestão no sentido de proporcionar aos participantes melhorias na qualidade de ensino e profissional. Assim, dentro desta perspectiva, a Universidade do Estado da Bahia buscou através do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR, proporcionar inclusão social aos alunos-professores, assim como capacitá-los mediante a educação continuada. Diante deste contexto surge o seguinte questionamento: Como se orienta o gerenciamento do PARFOR para a profissionalização dos professores–alunos? Afim de responde-lo, adotou-se como metodologia a investigação quantitativa e qualitativa, definindo-se como amostra o PARFOR do município de Santo Antônio de Jesus. Da investigação conclui-se que a experiência dos sujeitos, a partir do Projeto em referência, proporciona transformação na formação comportamental dos alunos-professores concluintes. Sobretudo, aponta-se que os gestores se orientam através da flexibilização do curriculum, o foco na construção coletiva e continuada do conhecimento, a construção da práxis, na condução do curso de História aqui apresentado, no sentido de atingir a melhor profissionalização dos alunos-professores, assim como os conduzir ao desenvolvimento de competências orientadas para a atualidade.
Description: 72 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/790
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guedes_as_tmp524.pdfTexto completo1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.