Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/79
Title: O olhar de adolescentes-alunos/as sobre o sentido da vida : interações com um contexto escolar
metadata.dc.creator: Alves, Silvia Cristina Hack
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Adolescente - vida religiosa;Sentido da vida;Escolas - Aspectos sociais;Schools - Social aspects;Reason for living;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Adolescents - Religious life
Issue Date: 31-Aug-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: ALVES, Silvia Cristina Hack. O olhar de adolescentes-alunos/as sobre o sentido da vida : interações com um contexto escolar. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: A busca pelo sentido da vida está intimamente relacionada à condição humana. De várias maneiras, as pessoas estão à procura do sentido para sua existência e isto ocorre principalmente quando se deparam com limitações, com o fato de serem mortais e perceberem suas próprias imperfeições. Na adolescência surgem, de forma mais intensa, os questionamentos relacionados à razão da existência. A busca pelo sentido da vida torna-se uma constante na vida da maioria dos/as adolescentes que, por sua vez, se deparam com a necessidade de fazer as principais escolhas que nortearão os rumos de seu viver. A presente pesquisa se dedicou, portanto, a trazer uma visão atual de como adolescentes-alunos/as pertencentes a uma escola pública do município de Canoas-RS designam o sentido de seu viver e se estas concepções se encontram contempladas ou não no contexto escolar onde se desenvolveu a pesquisa. A relevância desta investigação reside, portanto, no fato de conhecer como alunos/as adolescentes interpretam o sentido de sua existência atualmente e de perceber se elementos importantes da vida dos/as adolescentes estão sendo considerados no contexto escolar, permitindo uma maior aproximação do universo juvenil com o âmbito escolar. Sabe-se, no entanto, que diversos fatores estão presentes e influenciam o modo de viver dos/as adolescentes, dentre elas a forte presença da cultura. Os/as adolescentes se tornam produtos da cultura vigente, mas também produzem novas formas e práticas de expressão cultural. É justamente através das culturas juvenis que o/a adolescente, muitas vezes, encontra formas de adotar um estilo de vida para si. Segundo dados obtidos através desta pesquisa, pode-se perceber também que aspectos como relacionamentos e a questão de obter um bom emprego estão relacionados ao sentido da vida dos/as adolescentes pesquisados. A fé e o modo de conceber Deus também são elementos presentes já na fase da adolescência. O/a adolescente leva e vivencia, no contexto escolar, muitas das questões relacionadas ao sentido de seu viver e vê a escola não somente como um espaço onde se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem, mas também como um lugar próprio para exercer sua sociabilidade. A escola pública atual, no entanto, enfrenta dificuldades e passa por crises e, muitas vezes, não consegue estabelecer os elos necessários entre os interesses e questões existenciais do/a educando/a com suas próprias questões. Assim, por diversas vezes, os reais anseios, desejos, vivências e experiências do/a adolescente e as necessidades e as especificidades da fase da adolescência não são considerados pelo ambiente escolar, surgindo e intensificando-se as tensões e os conflitos entre adolescentes e escola.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/79
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alves_sch_tm206.pdf695.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.