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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/786
Title: | Comunidade Quilombola do Mel da Pedreira no Amapá: protestantismo como eixo de identidade religiosa |
metadata.dc.creator: | Custódio, Elivaldo Serrão |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bobsin, Oneide |
Keywords: | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Quilombo;Religião e Cultura;Identidade;Educação escolar quilombola;Mel da Pedreira-AP;Quilombo;Religion and Culture;Identity;Quilombola School Education;Mel da Pedreira-AP |
Issue Date: | 29-Jun-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TD;164 |
metadata.dc.description.resumo: | A Comunidade de Remanescente de Quilombo do Mel da Pedreira (CRQMP), localizada no Estado do Amapá, na BR 156 km, aproximadamente 50 km, distante do centro da cidade de Macapá, consiste em uma comunidade rural. Trata-se da 3ª comunidade a autoreconhecer e autodefinir e o 3º quilombo a ser titulado no Amapá. Uma comunidade que possui sua história, práticas culturais e identidade marcadas pela religiosidade de matriz afro-ameríndia e posteriormente protestante. Nas últimas décadas a religiosidade protestante tem se intensificado com o surgimento de outras denominações cuja base é o pentecostalismo. Neste contexto, a temática principal desta tese está centrada na análise da influência do protestantismo na cultura de uma comunidade de remanescentes de quilombo e processos de ressignificação da identidade negra na escola local. São abordadas questões voltadas para os discursos religiosos, a ressignificação de práticas culturais, a aplicabilidade da Lei n° 10.639/2003 no currículo escolar, entre outros aspectos que envolvem a cultura local, a religiosidade e a identidade negra. Assim, o foco dado na discussão nesta pesquisa é que a cultura, a memória, as raízes ancestrais e a história da população negra devem ser valorizadas e reconhecidas como um bem patrimonial na construção social, bem como no currículo escolar de escolas públicas instaladas em comunidades quilombolas. Uma análise histórica é feita sobre a expansão do Protestantismo no Brasil, em especial o Presbiterianismo no estado do Amapá, mais precisamente na CRQMP. A pesquisa in loco na CRQMP possibilitou a percepção de quanto os laços familiares são fortes entre eles, assim como o valor e importância do trabalho coletivo, da preservação da terra, em especial, a prática religiosa protestante, a qual faz todo sentido a essa harmonia e vivência em grupo, pois a religião legitima as relações amigáveis por meio de suas crenças e espiritualidade. Não podemos afirmar que a CRQMP perdeu sua identidade negra quando se autodeclarou protestante, pois as evidências observadas de matriz negra no espaço social, econômico e religioso são muito fortes. As mudanças na CRQMP não aconteceram somente por influência de fatores religiosos, mas, sobretudo, por reflexões sociais e interculturais da comunidade como espaço coletivo. Sobre as políticas de educação escolar quilombola no Amapá, estas estão caminhando em passos muito lentos, pois são normalmente ações pontuais e fragmentadas, sem articulação com a realidade regional. No caso específico da CRQMP, é urgente o desenvolvimento de uma educação diferenciada, de qualidade, bem como a valorização e permanência de professores quilombolas e implementação de práticas pedagógicas e de cursos de formação continuada para atender a necessidade local. |
Description: | 324 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/786 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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