Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/781
Title: Os desafios éticos na gestão das instituições privadas da educação superior
metadata.dc.creator: Lima, Lívia Maria Sales
metadata.dc.contributor.advisor1: Schreiber, Dusan
Keywords: ÉTICA E GESTÃO;Gestão ética;Instituição privada de ensino superior;Comportamento ético nas organizações;Ethical management;Ethical behavior in organizations;Private institution of higher education
Issue Date: 26-May-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;501
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa considera as diversas possibilidades de modelos de gestão aplicáveis no contexto atual da sociedade globalizada, enfatizando a importância de se discutir a necessidade dos valores éticos inerentes ao processo de gestão das instituições privadas de ensino superior. Neste sentido, o estudo atual manteve a ênfase na análise das instituições privadas pelo fato de estas funcionarem em um nível de atuação mais competitivo do mercado atual e, também, pelo fato de considerar a importância da aplicação de um modelo de gestão baseado em valores éticos em organizações que atuam no setor educacional da sociedade. Considerando o contexto mencionado anteriormente, o tema principal abordado por esta pesquisa consistiu em analisar os desafios éticos na gestão das instituições privadas de ensino superior. Portanto, foram abordados assuntos relacionados com a contribuição da ética para a formação dos gestores das instituições privadas do ensino superior e foram analisados os desafios éticos encontrados por eles ao exercerem seu papel de gestor buscando uma educação de qualidade. Seguindo esta linha de análise, no decorrer do presente estudo foram identificados os modelos de gestão que estão sendo desenvolvidos nas instituições privadas do ensino superior no contexto atual. Foram desenvolvidas reflexões a respeito da importância da adoção de valores éticos no ambiente das organizações que atuam no mercado globalizado contemporâneo. No fim da pesquisa foi desenvolvida a análise de um estudo de caso aplicado realizado com uma IES com o intuito de comparar os valores éticos praticados pelos gestores das instituições privadas do ensino superior com os modelos ideais apontados pela literatura administrativa, com o intuito de identificar quais os aspectos administrativos podem ser influenciados pelo comportamento ético na gestão administrativa.
Description: 81 p. il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/781
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lima_lms_tmp501.pdfTexto completo914.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.