Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/78
Title: Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento
metadata.dc.creator: Lipke, Richard Kümmel
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Autopoiese;Individuação;Mitologia grega;Aula pós-moderna;Autopoiesis;Individuation;Greek mithology;Postmodern Class;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 4-Aug-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: LIPKE, Richard Kümmel. Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação versa sobre o desejável renascimento mítico-arquetípico do parceiro pedagógico e a transformação da estrutura moderna do encontro institucional. O trabalho tem abordagem complexa, envolvendo e subordinando a Biologia, a Psicologia profunda, a Teologia e a Pedagogia umas às outras. Na Biologia de Maturana, o conceito de sistema vivo, que pode ser tanto o parceiro pedagógico quanto a Aula. Na Psicologia junguiana, o conceito de individuação, como projeto de renascimento. Na Mitologia grega arcaica, o exemplo de todas as ações nos mitos homéricos e hesiódicos, especialmente achados nos mitos do renascimento. Na Pedagogia, uma leitura de Rubem Alves, numa proposta humanística utópica, que engloba e aproxima de forma intrínseca os conteúdos biológicos, psíquicos e religiosos, que são as emergências do ser pósmoderno
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/78
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lipke_rk_tm205.pdf531.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.