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dc.creatorLipke, Richard Kümmel
dc.date.accessioned2016-07-25T15:51:51Z-
dc.date.available2009-10-08
dc.date.available2016-07-25T15:51:51Z-
dc.date.issued2009-08-04
dc.identifier.citationLIPKE, Richard Kümmel. Da realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimento. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/78-
dc.description.abstractThis dissertation concern about the desirable mithic and archetypical rebirth of the educational partner and the transformation of the modern structure of instituituinal meeting. The work have complex aproach, is relating and subordinating to the Biology, the deep Psychology, the Theology and the Education one another. In the Maturana s biology, the concept of living system, that would be as much the educational partner as the Class. In jung psychology, the concepto ok Individuation, as the project of rebirth. In the archaic greek mithology, the example of all the actions in the homeric and hesiodic myths, attentively in the rebirth myths. In Education, a reading of Rubem Alves, in an utopian and humanistic proposal, that conglobate and move nearer in intrinsic form the biologic, psycological and religious contents, that are the surfaces of the postmodern being.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutopoiesepor
dc.subjectIndividuaçãopor
dc.subjectMitologia gregapor
dc.subjectAula pós-modernapor
dc.subjectAutopoiesiseng
dc.subjectIndividuationeng
dc.subjectGreek mithologyeng
dc.subjectPostmodern Classeng
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.titleDa realidade ao mito e vice-versa: a aula como sistema vivo e a experiência do renascimentopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434por
dc.contributor.referee2Eggert, Edla
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8360909218928418por
dc.description.resumoEsta dissertação versa sobre o desejável renascimento mítico-arquetípico do parceiro pedagógico e a transformação da estrutura moderna do encontro institucional. O trabalho tem abordagem complexa, envolvendo e subordinando a Biologia, a Psicologia profunda, a Teologia e a Pedagogia umas às outras. Na Biologia de Maturana, o conceito de sistema vivo, que pode ser tanto o parceiro pedagógico quanto a Aula. Na Psicologia junguiana, o conceito de individuação, como projeto de renascimento. Na Mitologia grega arcaica, o exemplo de todas as ações nos mitos homéricos e hesiódicos, especialmente achados nos mitos do renascimento. Na Pedagogia, uma leitura de Rubem Alves, numa proposta humanística utópica, que engloba e aproxima de forma intrínseca os conteúdos biológicos, psíquicos e religiosos, que são as emergências do ser pósmodernopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425685881166027por
dc.contributor.advisor1Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
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