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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/773
Title: | A inserção das mulheres participantes do Programa Mulheres Mil (PMM) do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) – Campus Fortaleza – no mercado de trabalho |
metadata.dc.creator: | Rodrigues, Silvia Helena Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schreiber, Dusan |
Keywords: | ÉTICA E GESTÃO;Políticas Públicas;IFCE;Mercado de Trabalho;Gênero;Inclusão;Public policies;Gender;Work Market;Inclusion |
Issue Date: | 19-Jun-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;503 |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo tem como proposta apresentar o Programa Mulheres Mil desde a sua implantação, ocorrida em 2011, baseada nos trabalhos realizados em parceria com o Canadá no ano de 2003, até sua estrutura atual, seus ajustes, legislação básica, público de atendimento, demanda atendida e suas limitações. O estudo tem, ainda, por objetivo analisar a influência do Programa no crescimento da cidadania das mulheres atendidas, bem como o seu empoderamento econômico e pessoal. No Instituto Federal do Ceará - IFCE Campus Fortaleza, o Programa oferece à comunidade cursos basilares, importantes ao desenvolvimento da consciência política dessa demanda, possibilitando o fortalecimento pessoal, profissional e educativo que as leva ao acesso a empregos e renda por meio de inclusão social. O Programa Mulheres Mil é uma política pública de inclusão, que tende a proporcionar a mulheres em condições de vulnerabilidade social o acesso à educação, à qualificação, ao emprego e à renda, por meio de uma formação profissional. Novas ações públicas, direcionadas ao crescimento pessoal e desenvolvimento profissional que atendam a essas mulheres, devem ser constantes para que os anseios, motivos de lutas e reivindicações, sejam atendidos. O estudo tem formato teórico empírico, baseado em dados documentais e bibliográficos. Os dados obtidos foram analisados à luz da revisão teórica e legislação vigente e facultaram o entendimento de que o programa não é um fim em si, visto que muitos pressupostos, como inserção no mercado de trabalho, devem ser ampliados, pois fatos impeditivos ainda dificultam essa inserção. Outro ponto que não se pode deixar de citar é o fato de que um percentual muito pequeno, somente 8%, continuou a estudar após a finalização do curso. Ainda na análise dos dados, percebeu-se que o PMM fortalece de certa forma o lado emocional de suas participantes, elevando a autoestima, o otimismo, a determinação e até mesmo a alegria. A análise de resultados evidencia a situação delimitada pelo período temporal da coleta de dados empíricos, a saber, de 2011 a 2014, e universo de pesquisa. Dentre as restrições do estudo, destacam-se: (i) o tamanho da amostra compreendido no período de 2011 a 2014, em que foram analisadas 07 turmas; (ii) impossibilidade de generalização de resultados obtidos, visto que o universo de pesquisa se restringe ao Instituto Federal do Ceará Campus Fortaleza. Essas limitações sugerem a importância de desenvolver estudos futuros com o objetivo de ampliar a pesquisa. Ainda assim, o trabalho busca contribuir com a literatura existente que trata do assunto e proporcionar a compreensão acerca do fenômeno investigado, buscando caminhos que diminuam as barreiras aos objetivos traçados pelo programa, com estímulo à concepção de políticas sociais e programas de características similares. |
Description: | 80 p. il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/773 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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rodrigues_sho_tmp503.pdf | Texto completo | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
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