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Title: Programa de monitoria acadêmica: um estudo de sua implantação no IFCE
metadata.dc.creator: Maciel, Ana Leila Freitas
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Graduação;Monitoria;Ensino-aprendizagem;Undergraduate program;Monitoring;Teaching-learning
Issue Date: 23-Jun-2017
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;508
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa o processo de implantação do Programa de Monitoria Acadêmica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFCE, identificando seus avanços para sua efetivação na instituição. A finalidade deste trabalho é apresentar os resultados alcançados pelo Programa de Monitoria relacionando-o com o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, este documento apresenta o percurso histórico da Monitoria no Brasil, demonstrando como se deu o processo de sua implantação e desenvolvimento no IFCE, precisamente no curso de Licenciatura em Matemática do campus Canindé. Tal análise se dá por meio de um comparativo entre as aprovações e reprovações identificadas nos períodos letivos que funcionaram antes da implantação da monitoria e os períodos compreendidos após sua implantação. Trata-se de um estudo de caso, que foi direcionado por análise bibliográfica e documental. Ambos fundamentam o referencial teórico da temática em questão. Nessa perspectiva, foi necessário responder a seguinte questão: como se deu o processo de implantação do Programa de Monitoria no IFCE, com ênfase no curso de Licenciatura em Matemática do campus Canindé? A análise dessa questão traduz o objetivo geral dessa pesquisa, cujos objetivos específicos são: dissertar sobre o percurso histórico do Programa de Monitoria no Brasil; apresentar como o IFCE desenvolve o Programa de Monitoria e, por fim, analisar seus avanços e contribuições na sua efetivação considerando como principais pressupostos a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, o incentivo à formação docente, que estimule a formação crítica dos saberes próprios da docência e o despertar do interesse dos discentes pelo Programa. Inicialmente é feita uma breve explanação referente à trajetória do Programa de Monitoria no Brasil. Em seguida é abordada a implantação desse Programa com enfoque local, contextualizando-o enquanto um programa que visa contribuir para o sucesso da aprendizagem discente. Por último, com base no tópico anterior, faz-se uma análise acerca do desenvolvimento do Programa no curso ora investigado, apresentando seus resultados e fazendo uma análise desses dados. Desta forma, com este estudo, vislumbra-se viabilizar uma melhor compreensão e reflexão acerca do Programa de Monitoria, como sendo um programa que estimula a permanência discente na instituição e, por conseguinte, seu êxito no processo formativo.
Description: 61 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/772
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